5 startups são destaque na temática Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Humanas durante o Demoday de Negócios de Impacto do IdeiaGov

Conheça mais sobre as empresas finalistas e saiba tudo o que rolou no demoday da 3ª edição do Programa de Aceleração de Negócios de Impacto do IdeiaGov

No dia 13 de setembro de 2022, o IdeiaGov realizou a 3ª edição do DEMODAY, do Programa de Aceleração de Negócios de Impacto, desenvolvido para gerar novas oportunidades de negócios e impulsionar o ecossistema de inovação em governo.

“O IdeiaGov é um programa que vem confirmando o poder de trabalhar em rede, que apoia o poder público a solucionar seus desafios através da inovação, e o nosso Programa de Aceleração de Negócios de Impacto não poderia ser diferente. Atuamos buscando conectar os mais relevantes atores do ecossistema de inovação e da administração pública para fomentar e desenvolver novas iniciativas que proponham um impacto social positivo”, comenta Jéssica Pereira Coordenadora de Aceleração no IdeiaGov.

De forma inédita, a 3ª edição do programa foi realizada em formato presencial, com palco principal para receber as 30 empresas finalistas, entre startups e govtechs do Programa de Aceleração, café para networking, palestras com representantes de secretarias nacionais, entrega de certificação para todas as soluções aceleradas, além de premiação para 5 negócios destaque. Um evento pensado especialmente para proporcionar uma experiência facilitadora de conexão entre atores do ecossistema de impacto e fomentar novas soluções aos desafios públicos.

“Trabalhar em conjunto com as startups é essencial para obtermos um olhar meticuloso ao avaliar impacto para garantir melhorias e entregar políticas públicas efetivas”, afirma Zeina LatifSecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Políticas Públicas baseadas em dados

Além do olhar meticuloso das startups, trabalhar com o setor público exige criatividade para pensar em soluções capazes de atender demandas complexas, mas também requer estabilidade para fundamentar as micro decisões tomadas diariamente.

“Políticas públicas precisam ser orientadas por dados e evidências para compreender de forma completa as características de determinado desafio. Esse processo orienta a administração pública para um grau maior de maturidade nas tomadas de decisões”, comenta Luisa Souza – Pesquisadora de ciência de dados do Governo de Minas Gerais.

O incentivo do Poder Estatal, bem como o investimento em inovação e tecnologia, em capacitação de funcionários e em comunicação, permite melhorar as ações governamentais, auxiliando no fluxo de tomada de decisões, proporcionando clareza sobre os objetivos e resultados esperados. Esse processo é fundamental para atender a interesses de múltiplos setores da sociedade, tornando acessível o alcance dos benefícios sociais ofertados pelo governo.

Experiência do cidadão em serviços públicos

Com o cidadão em foco para promover a inovação e soluções aos desafios públicos, Thais PelinsonDiretora de Transformação Digital de Serviços Públicos, menciona sobre a importância de desenhar políticas e serviços centrados no usuário, a fim de garantir a efetividade da ação e a satisfação das pessoas com base nos conceitos de User Experience (UX):

“É preciso empatia para compreender o usuário. Sentar-se ao lado dele, entender sua jornada dentro do canal e propor melhorias fundamentadas em dados, evidências e em testes de usabilidade com o cidadão, afirma.

Sustentabilidade no poder público

Repleto de pessoas engajadas em promover mudanças no mundo e auxiliar a população, as empresas apresentaram suas iniciativas e resultados com cenários voltados para sustentabilidade no governo, análise de dados para a tomada de decisão e experiência do cidadão em serviços públicos, orientadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Nosso comportamento e estilo de vida ameaçam o planeta. Precisamos agir diferente”, comenta Oswaldo Lucon Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA)

De acordo com os resultados apresentados, as startups mostraram que estão prontas para unir esforços ao Poder Público e escalar suas soluções, ampliando seu alcance e promovendo melhorias em benefício da população e do meio ambiente.

Portfólio das Startups

Segundo Zeina Latif, cabe ao Poder Estatal investir em inovação. Avançar cada vez mais, promover a escalabilidade das soluções de impacto social e garantir que a política pública atinja as populações mais vulneráveis, é a chave para resolver grandes desafios.

Você pode conferir o portfólio de todas as empresas aceleradas nesta edição para compreender de que forma o setor público e o privado podem unir esforços para promover uma gestão mais eficiente dos recursos, melhorar serviços, reduzir desigualdades e promover maior qualidade de vida para a população.

Resultado da Premiação do Programa de Aceleração de Negócios de Impacto

Ao final da 3ª edição DEMODAY, cinco soluções aceleradas levaram o prêmio para casa por seus respectivos projetos de acordo com os critérios de avaliação estipulados, incluindo: apresentação da solução pela equipe; modelo de negócio e impacto gerado; além do tipo de inovação e grau de diferenciação.

Conheça mais sobre seus respectivos modelos de negócio acessando o portfólio completo das empresas vencedoras:

1º: Coletando (Fintech de economia circular – ODS 12)

2º: PW Tech (água potável e saneamento – ODS 6)

3º: T&D Sustentável (gestão de recursos hídricos – ODS 6)

4º: Carbono Zero Courier (zerar emissão de gases poluentes – ODS 13)

5º: Sala do Empreendedor Digital (transformação digital – ODS 8)

Se você tem uma startup ou quer ficar por dentro de tudo o que acontece no ecossistema de impacto, fique de olho em nossos canais de comunicação e inscreva-se nos próximos desafios para soluções inovadoras!

Por: Janaína Marsolla