Automatização de dados para estatísticas demográficas

• Indústria, Inovação e Infraestrutura

Como extrair e associar as informações de diferentes tipos de documentos digitais ao banco de dados do sistema de estatísticas demográficas do estado de São Paulo?

Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Governo, é centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Cerca de 45 mil registros de nascimentos e cerca de 35 mil registros de óbitos são recebidos mensalmente pela Seade e usados para elaboração de indicadores, projeções de população e, como fonte de pesquisa por várias instituições como universidades e o próprio Governo.

Muitas vezes o sistema não consegue ler o documento digitalizado por diferentes motivos, tais como envio de imagens em baixa resolução e/ou com informações apagadas e formatação de arquivo com diferentes extensões e/ou orientação de páginas ou ainda machine learning que necessita de ajustes periódicos.

Esse problema, além de gerar alto volume de retrabalho manual para as equipes de tratamento de dados, também atrasa a entrega e a disponibilização das informações para os usuários internos e externos a Seade.

Objetivo

O IdeiaGov e a Seade buscam identificar, selecionar e testar soluções tecnológicas que contribuam para melhorar a vinculação automática dos arquivos (documentos digitalizados e arquivo de texto) e a leitura automática dos campos dos documentos enviados pelos cartórios de todo o Estado de São Paulo.

Por solução inovadora entendem-se protótipos, produtos, processos e serviços, integrados ou não, com nível mínimo de maturidade tecnológica em fase de protótipo e escalonamento (TRL 6 – Subsistemas demonstrados em ambiente relevante), e sejam passíveis de adaptação, customização e ajustes para atender às necessidades do desafio.
Para que a vinculação ocorra automaticamente, é necessário que o sistema consiga identificar o número da declaração que consta na imagem digitalizada e vinculá-lo ao documento de texto que possui a mesma numeração (.txt), ambos enviados pelo cartório. Simultaneamente, a leitura automática dos diversos campos da declaração é fundamental para a consistência entre informações e a complementação de dados.

Benefícios

A critério da Comissão de Avaliação, e a depender da solução inovadora apresentada pelo proponente, as propostas selecionadas nesta chamada pública poderão ter acesso aos seguintes benefícios:

1. Conteúdos sobre inovação e governo: oferecimento de imersões, mentorias, capacitações e de formações para as selecionadas, com o objetivo de ampliar a capacidade dos participantes de desenvolver seus negócios e suas soluções para implementação na Administração Pública.
  2. Acesso às equipes técnicas da Seade e parceiros para orientação, apoio na execução de provas de conceito e testes pilotos, além de troca de informações técnicas;
  3. Direcionamento a outras Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (“ICTs”) sediadas no Estado de São Paulo para realização de testes, casos de uso e projetos-piloto;
  4. Aplicação da solução em ambientes de uso controlado e/ou real para testagem e validação, tanto tecnológica como mercadológica;
  5. Conexões com potenciais fornecedores e parceiros para o escalonamento da implementação em escala da solução apresentada;
  6. Conexões entre os proponentes dos projetos selecionados com investidores-anjo e fundos de venture capital, bem como fontes de financiamento público e privado de PD&I;
  7. Acesso a conteúdos e eventual apoio para internacionalização, de acordo com o potencial da proponente, junto à InvestSP;
  8. Exposição e publicidade dos projetos implementados, contendo menção informativa à sua utilização pelo Estado de São Paulo;
  9. Fornecimento de Atestado de Capacidade Técnica;
  10. Residência no Espaço IdeiaGov, localizado na Avenida Escola Politécnica, n. 82 – Jaguaré, São Paulo – SP, 05350-000, pelo período de 6 meses, contados a partir da data da seleção da empresa no programa (a depender das regras sanitárias vigentes e abertura do espaço).

Etapas e critérios de seleção

As propostas serão avaliadas de acordo com as etapas e critérios expostos no item 5 do edital.

Outros desafios:

Proponente: