
Como analisar os dados de avaliação estudantil e diagnosticar a defasagem de aprendizagem para que professores e gestores criem estratégias para auxiliar os estudantes em suas dificuldades?
A SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), por meio do CIEBP (Centro de Inovação da Educação Básica Paulista), está buscando soluções para melhor analisar os dados de avaliação e defasagem de aprendizagem dos estudantes, a fim de auxiliar gestores e docentes na tomada de decisão e no planejamento de estratégias que mitiguem as dificuldades de aprendizagem dos estudantes.
A rede estadual de ensino paulista possui mais de 5 mil escolas, 250 mil profissionais da educação e 3,5 milhões de estudantes. Os principais indicadores (INEP) apontam para um cenário favorável em aprovação para os anos iniciais e finais, com uma considerável queda no Ensino Médio. No entanto, no ano de 2020, as taxas de reprovação contabilizaram 38.674 alunos reprovados e 12.093 abandonaram a escola na rede estadual. São mais de 50 mil estudantes que encontraram dificuldades em progredir em sua jornada estudantil.
Objetivo
- Auxiliar as escolas em sua análise;
- Perceber, de maneira rápida e prática, quais lacunas foram deixadas nos anos anteriores e aprimorar conhecimentos adquiridos recentemente;
- Trabalhar nas turmas as questões relacionadas aos conteúdos que apresentam tais dificuldades;
- Ofertar aos alunos um ensino personalizado, por meio da elaboração de estratégias que ajam pontualmente no problema de aprendizagem;
- Otimizar o tempo dos professores;
- Ajudar na própria preparação dos professores para as aulas, identificando o que os estudantes não conseguem entender tão bem, para pensar em estratégias pedagógicas voltadas ao ensino do conteúdo da maneira mais clara possível.
Os números precisam ser compreensíveis pedagogicamente e acessíveis para a equipe escolar.
Benefícios
As propostas selecionadas nesta chamada pública poderão ter acesso aos seguintes benefícios:
1. Conteúdos sobre inovação e governo: oferecimento de imersão, mentorias, capacitação e de formações para as selecionadas, com o objetivo de ampliar a capacidade dos participantes de desenvolver seus negócios e suas soluções para implementação na Administração Pública.
2. Acesso às equipes técnicas da SEDUC e parceiros para orientação, apoio na execução de provas de conceito e/ou testes pilotos, além de troca de informações técnicas;
3. Direcionamento a outras Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (“ICTs”) sediadas no Estado de São Paulo para realização de testes, casos de uso e projetos-piloto;
4. Aplicação da solução em ambientes de uso controlado e/ou real para testagem e validação, tanto tecnológica como mercadológica;
5. Conexão com potenciais fornecedores e parceiros para o escalonamento da implementação em escala da solução apresentada;
6. Conexão entre os proponentes dos projetos selecionados com investidores-anjo e fundos de venture capital, bem como fontes de financiamento público e privado de PD&I;
7. Acesso a conteúdos e eventual apoio para internacionalização, de acordo com o potencial da proponente;
8. Exposição e publicidade dos projetos implementados, contendo menção informativa à sua utilização pelo Estado de São Paulo;
9. Possibilidade de fornecimento de Atestado de Capacidade Técnica;
10. Residência no Espaço IdeiaGov, localizado na Avenida Escola Politécnica, n. 82 – Jaguaré, São Paulo – SP, 05350-000, pelo período de 06 (seis) meses, contados a partir da data da seleção da empresa no programa (a depender das regras sanitárias vigentes e abertura do espaço);
11. Possibilidade de inclusão da solução no Guia de Recursos Educacionais Digitais da SEDUC.