
A pandemia trouxe a tona a questão da segurança dos profissionais da saúde que trabalham na linha de frente com esses pacientes. A exposição dos profissionais a pacientes internados por Covid-19 traz um alto risco de contaminação. Cada vez que um profissional acessa um leito é necessária a paramentação e desparamentação completa. O que traz aumento nos gastos com equipamentos de proteção individual (EPI).
O afastamento dos profissionais da saúde também reflete na redução do quadro de funcionários no atendimento. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o percentual de trabalhadores da saúde afetados pela Covid-19 chega a 10%.
OBJETIVO
O novo edital do IdeiaGov busca identificar e apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras que permitam o monitoramento dos sinais vitais e/ou operação remota de medicação de pacientes internados. A solução irá trazer eficiência e segurança para os profissionais de saúde no combate a Covid-19 e ainda poderão ser utilizadas em outras doenças infecciosas.
BENEFÍCIOS
- Acesso aos especialistas do Hospital das Clínicas, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT e da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – PRODESP, para orientação e apoio na implantação de projetos pilotos, além de uso de infraestrutura laboratorial.
- Aplicação da solução em ambientes de uso real para validação da solução no Hospital das Clínicas e de outros órgãos, proporcionando a capacidade de escalonamento no sistema público de saúde.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A Comissão de Análise irá verificar a pertinência, a adequação e o mérito das propostas submetidas, de acordo com os seguintes critérios:
- Diferenciais da solução em relação a outras tecnologias e opções existentes no mercado;
- Estágio ou grau de maturidade da solução;
- Barreiras relacionadas ao desenvolvimento da solução e à produção (legais, operacionais, de recursos);
- Prazos estimados para a produção e entrega do produto.