Empresa Pixeon executa projeto de inovação aberta com o Hospital das Clínicas para agendamento automatizado de exames com chatbot

Em novembro de 2020, o IdeiaGov lançou o edital de chamada pública “Jornada Digital do Paciente” com o objetivo de facilitar a interação do paciente com a área de Diagnóstico por Imagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), digitalizando o contato entre ambos. Com isso, busca-se desenvolver uma experiência humanizada e centrada nas necessidades do paciente, aumentando a eficiência de processos e gerando economia dos recursos públicos.

Um dos desafios mapeados e lançados foi: “Como podemos tornar o processo de agendamento de exames de imagem mais inteligente e automatizado, de forma a otimizar recursos e melhorar a experiência do paciente?”

Com a pandemia da Covid-19, a transformação digital se tornou urgente, tanto para lidar com a sobrecarga dos sistemas de saúde local, quanto para dar vazão aos exames e atendimentos que acabaram ficando represados na área de Diagnóstico por Imagem do HCFMUSP.

A empresa Pixeon foi selecionada na Chamada Pública CCTI/SDE nº 5/2020 para endereçar esse desafio, que buscava empresas que apresentassem soluções para melhorar a gestão das vagas dos equipamentos de diagnóstico por imagem a partir do agendamento inteligente e automatizado, buscando reduzir o absenteísmo de pacientes. Até o momento, as datas e horários dos agendamentos não são escolhidas pelos pacientes, mas sim pela equipe de agendamento do hospital, o que contribui para o percentual de absenteísmo em torno de 30%.

O projeto foi realizado junto ao setor de Ultrassom do InRad, tendo como público-alvo os pacientes que iriam realizar os exames, com uso de chatbot. Em uma primeira etapa, foi realizada uma prova de conceito em ambiente de teste para validação da solução apresentada pela empresa, sem acesso aos pacientes.

A empresa Pixeon apresentou a solução “LUMIA”, que representa todos os seus produtos relacionados à Inteligência Artificial, unindo dois conceitos:

• Machine learning”: capacidade de aprender com os dados, detectar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana;
  • Computação cognitiva: compreensão da linguagem natural, interação com as pessoas e auxílio na tomada de decisão.

O Projeto LUMIA no Hospital das Clínicas teve sua jornada dividida em etapas. A 1ª Fase contemplou a automação do Agendamento de Exames através do transbordo de registros entre os sistemas do HC; e a 2ª Fase contemplou a automação do fluxo de reagendamento e cancelamento de através de integração com os sistemas do InRad, utilizando um chatbot com interface via WhatsApp:

“O Programa IdeiaGov se preocupou em organizar as equipes, ligar os times, fazer o planejamento, mapear riscos, estar em contato constante com as partes, tirar dúvidas, replanejar. Com certeza a equipe do IdeiaGov teve um papel fundamental, o que ajudou muito com o produto novo da Pixeon (Lumia), que estava em momento de validação de mercado, o que ajudou a ter as coisas mais claras e organizadas, conseguindo desenvolver novas funcionalidades a partir de sugestões do projeto. Além disso, o projeto também abriu um mercado possível para a empresa – pensar em atuar junto ao Poder Público”.

Pedro Castanha, Coordenador de Analytics e Data Science da Pixeon

A prova de conceito/piloto referente à chamada pública CCT/SDE nº 05/2020 ocorreu do mês de janeiro/2021 a dezembro/2021, e o resultado da competição referente a esta chamada pública foi publicado no DOE do dia 23/12/2020 e a PoC foi finalizada no dia 03/12/2021.

Cleiton Caldeira, Gerente de Tecnologia e Transformação Digital do InRad, afirmou que o Instituto teve “uma parceria grande durante toda a jornada, e foi importante contar com uma empresa como a Pixeon, que acredita no poder da tecnologia de transformar a saúde para melhor. Alguns obstáculos ao longo do projeto tiveram que ser superados. A adaptabilidade, criatividade e comprometimento de seus colaboradores foram fundamentais para o sucesso da prova de conceito”.

A solução da empresa Pixeon teve resultado de avaliação positivo durante a etapa de prova de conceito no âmbito do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov, de acordo com os critérios de avaliação definidos no relatório final de atividades. Portanto, o órgão demandante prosseguirá com a análise e decisão para eventuais encaminhamentos e próximos passos.