Be 3 Health Tech

Segmento: Healthtech
Desafios: Experiência do Usuário no Atendimento
Tecnologia: Software para automação da Jornada Digital do Paciente em instituições de Saúde públicas e privadas

Site:  https://www.be3.co
Telefone: (11)2609-7866
E-mail: comercial@be3.co
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Endereço:
Rua Caramuru 417, conjunto 101, Chácara Inglesa, São Paulo, SP, CEP 04128-000

Iniciando as atividades em 1989 com projetos de treinamento e desenvolvimento de sistemas integrados para grandes corporações, a Projesi conquistou o primeiro cliente no segmento saúde em 1998. Desde então começou a entender as necessidades de clínicas, hospitais e pacientes, passando a desenvolver soluções inovadoras para o setor. Assim, a partir de 2016, quando obteve a primeira certificação SBIS/CFM do prontuário eletrônico, a empresa verticalizou totalmente sua operação para o mercado de saúde, desenvolvendo software de gestão, prontuário eletrônico, jornada digital do paciente e telemedicina. O sucesso desta decisão estratégica levou a empresa a adotar a marca comercial be3 health tech a partir de 2019. 

Marcelo Dias: sócio-fundador e atual CEO da empresa, engenheiro eletrônico pela Escola de Engenharia Mauá, Mestre em Administração pela PUC/SP e doutor em Engenharia Elétrica pela Poli/USP.

 

Samira Jato Braga: sócia e atual CTO da empresa, formada em Sistemas da Informação na FIAP/SP e mestranda em Engenharia Elétrica na Poli/USP.

 

“Liberdade para criar e implementar soluções inovadoras para problemas relevantes e impactar positivamente a vida das pessoas.” Marcelo Dias

Software para automação da Jornada Digital do Paciente em instituições de saúde públicas e privadas.

Solução pretende resolver: Baixíssimo nível de digitalização oferecido pelas instituições de saúde no relacionamento com seus pacientes.

Área atendida: Saúde

Público-alvo da solução: Hospitais públicos e privados

Benefícios da solução: Através da automação do processo de check-in hospitalar, é possível:

  • Oferecer mais comodidade ao paciente, para atualização de cadastros e preenchimento de formulários online, de qualquer lugar e utilizando qualquer dispositivo.
  • Reduzir custos operacionais do hospital por automatizar a admissão de pacientes, reduzindo significativamente a necessidade de postos de recepção.
  • Reduzir tempo de espera em recepção.
  •  Melhorar o nível de satisfação de pacientes e colaboradores da instituição.

Custo estimado da solução: Sob consulta.

Com a pandemia da Covid-19, a transformação digital se tornou urgente, tanto para lidar com a sobrecarga dos sistemas de saúde local, quanto para dar vazão aos exames e atendimentos que acabaram ficando represados na área de Diagnóstico por Imagem do HCFMUSP.

A Jornada digital do paciente faz parte da estratégia de transformação digital do Hospital das Clínicas, um complexo formado por 8 Institutos especializados, 2 Hospitais Auxiliares, 66 laboratórios de investigação médica (LIM), 2,5 mil leitos e 20 mil profissionais nas mais diversas profissões. Por ano, são realizados mais de um 1 milhão e 400 mil consultas ambulatoriais e mais de 1 milhão de exames de imagem.

O edital visou buscar soluções inovadoras para melhorar a experiência do paciente e do colaborador, a partir do uso de tecnologias que tornem os processos mais simples e digitais, desde a recepção do paciente até o término do exame. Nesse caso, as soluções poderiam servir para uma ou mais etapas da jornada de atendimento, sendo melhor avaliadas aquelas que atenderem a mais etapas da jornada, dentro outros critérios.

O presente projeto foi realizado no setor de Ultrassom do Instituto de Radiologia (InRad), permeando desde o agendamento até a execução do exame, e teve como público-alvo os pacientes do InRad, bem como a equipe de atendimento envolvida. 

A solução foi desenvolvida para possibilitar a identificação nos seguintes pontos de contato: a) quando o paciente chegar ao local do exame; b) quando a enfermagem chamar o paciente; c) quando o paciente entrar para a sala de exames; e, d) quando o paciente sair da sala de exames.

A cada etapa de atendimento, a solução coleta os tempos de espera e atendimento. Quando o paciente sair da sala de exames, após um tempo determinado, a solução automaticamente faz a chamada do próximo paciente, não sendo necessário acionamento manual da enfermagem (podendo a administração do sistema alternar entre as duas opções de chamada). Sendo necessário interromper qualquer etapa, a solução possibilitará um botão de pausa, com motivos pré-determinados (equipamento ou sala em manutenção, limpeza, entre outros).

Com isso, esperava-se que fossem atingidos os seguintes resultados:

  1. Melhora na experiência do paciente com o uso da tecnologia;
  2. Melhora no processo interno dos colaboradores;
  3. Redução do uso de papel;
  4. Monitoramento do tempo de espera dos processos, para melhoria contínua;
  5. Gerenciamento de filas de forma automática conforme prioridade;
  6. Informação de localização do paciente através do check-in nas áreas;
  7. Informação em tempo real dos processos para ações imediatas;
  8. Avaliação da satisfação do paciente através do Net Promoter Score – NPS após a realização do procedimento de forma digital.

A solução apresentada pela empresa Be3 permitiria ao paciente realizar o web check-in através de celular ou computador, efetuar o check-in presencial no dia do procedimento simplesmente apresentando o QR-Code recebido por mensagem a um totem na recepção e assim seu acesso rapidamente liberado. Tudo de forma automática, sem necessidade de atendimento pela recepção convencional. O sistema ainda permite o monitoramento em tempo real dos status de pacientes e o envio de pesquisas de satisfação, sendo composto por 4 módulos:

  • Web Check-in
  • Terminal Check-in
  • Fast Tracking
  • NPS (Net Promoter Score)

Os pacientes do InRad, na data agendada para o exame, independentemente de terem realizado o check-in antecipado ou não, puderam acessar os terminais de autoatendimento (totens) para execução do check-in presencial. Caso o paciente tenha feito o web check-in de forma antecipada, poderá acionar o botão do QR-Code. Caso não tenha realizado tal operação, poderá identificar-se através do CPF, RG ou Nome e Data de Nascimento.

Os usuários do InRad, a qualquer momento do workflow, poderão acessar os formulários preenchidos pelos pacientes, de forma online, em formulário web, através de computadores, tablets e smartphones. Usuários poderão alterar o status do paciente diretamente no sistema, que se encarregará de alterar o status e enviar a chamada para os painéis de senhas e smartphones. Utilizando ainda sistema de puxada, para que automaticamente envie a chamada para o próximo paciente da fila assim que o atendimento do paciente atual é sinalizado como concluído. Além disso, usuários e gestores podem monitorar cada fase do workflow, identificando onde cada paciente se encontra, bem como a fila por profissional/equipamento em tempo real.

Após a finalização do fluxo de atendimento do paciente (check-out), o sistema ainda realiza uma pesquisa no padrão NPS (Net Promoter Score) através do canal WhatsApp, com gráficos para acompanhamento da evolução destes indicadores para análise.

A solução da empresa Be3 Health Tech teve resultado de avaliação satisfatório durante a etapa de prova de conceito no âmbito do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov, de acordo com os critérios de avaliação definidos no relatório final de atividades. Portanto, a equipe técnica e clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP recomenda o seguimento para a próxima fase do projeto via IdeiaGov, qual seja, tramitação e assinatura de acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

A empresa participou do programa IdeiaGov no ano de 2021

É vencedora do Desafio Jornada Digital do Paciente – Experiência do Usuário no Atendimento, promovido pelo Ideiagov e Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (2021).

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