Neuralmed

Segmento: Healthtech
Desafio: Ofertas Tecnológicas para o enfrentamento do Covid-19
Tecnologia: Rastreamento Epidemiológico Suspeitos de Covid-19 no Estado de São Paulo através do Processamento de Linguagem Natural

Site: www.neuralmed.ai
Telefone: (11) 98350-6883
E-mail:
marco@neuralmed.com.br
Redes sociais: LinkedIn | Twitter  | Youtube
Endereço: Rua Estados Unidos, 2230 – Jardim Europa – 01427-000

A NeuralMed foi fundada em 2018 com o propósito de utilizar Inteligência Artificial para ajudar o sistema de saúde a tomar melhores decisões, de forma mais rápida, assertiva e com menor custo.  Hoje a empresa tem em seu portfólio dois algoritmos próprios, treinados com banco de dados predominantemente local, do setor público e privado. Estes algoritmos ajudam médicos, gestores e a equipe assistencial a ter mais informações para melhor tomadas de decisões, através da análise de imagem e texto, com diversas aplicações. Contamos com uma equipe de 20 pessoas 100% dedicadas para o nosso negócio, entre médicos, cientistas de dados, engenheiros de dados e área de negócios.

Andre Castilla: Médico Radiologista com Mestrado em Inteligência artificial e vindo do mercado de diagnóstico.

 

Anthony Eigier: Economista e empreendedor experiente em sua terceira Startup com histórico na área de saúde.

 

“Nossa motivação para empreender é transformar o sistema de saúde em um ambiente mais unificado, informatizado no que diz respeito à informação e melhores tomadas de decisões, para que os pacientes tenham uma melhor jornada no seu atendimento e tratamento.”

“A nossa visão de longo prazo é transformar a NeuralMed em um pilar de informações para melhor tomada de decisão do sistema de saúde como um todo, beneficiando todas as partes da cadeia.
Anthony Eigier

Soluções baseadas em Inteligência artificial para análise de imagem e texto com diversas aplicações, comercializada como serviço (SaaS).

Problema que a solução pretende resolver: Redução de tempo de atendimento e diagnóstico, diminuição de custo e identificação de potenciais pacientes para programas clínicos/crônicos (Diabetes, obesos, etc); Monitoramento e mapeamento de pacientes para potenciais programas clínicos e medicina preventiva. 

Área atendida: Saúde;

Público-alvo da solução: Hospitais, clínicas, teleradiologia, planos de saúde, governo, entre outros;

Benefícios da solução: Solução de fácil integração em qualquer PACS/HIS/RIS;

Pode também ser utilizada com a nossa plataforma web; 

Separação de exames normais de anormais, além de organizar a fila de atendimento afim de melhorar a tomada de decisão e acelerar o atendimento dos pacientes mais críticos. 

Indexação de laudos e textos médicos e classificação dos mesmos para clinical trials, comparação de exames anteriores e identificação de pacientes para programas clínicos. 

Utilização da nossa solução de texto para acompanhamento de protocolo clínico e melhor aderência dos médicos aos mesmos. 

Possui também um algoritmo de inteligência artificial para análise de texto baseado em NLP (Natural Language Processing), que tem como possibilidade o monitoramento e mapeamento de pacientes para programas clínicos. Essa ferramenta também pode ser utilizada como uma base de busca de casos para Pappers, Clinical Trials, etc. 

Custo estimado da solução: Mensalidade baseado em alguns critérios de acordo com o cliente e serviço contratado.

Implementamos nossa inteligência artificial para triagem automática no pronto socorro do Hospital Estadual da Vila Alpina. O foco do nosso case foi para radiografias de tórax, onde conseguimos uma redução média de tempo de atendimento de 17 minutos. Saiba mais.

Ao longo do seu primeiro ano, o Programa IdeiaGov esteve dedicado às demandas de saúde, principalmente àquelas que, de alguma forma, contribuíssem para mitigar problemas relacionados à pandemia de Covid-19. Foram diversos os desafios mapeados em conjunto com a equipe do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo. 

Dessa forma, no início de julho de 2020, foi lançado o desafio “Ofertas Tecnológicas para o enfrentamento da Covid-19” como parte do projeto “IdeiaGov contra a Covid-19” através da Chamada Pública CCT/SDE nº 1/2020. O objetivo era selecionar e testar soluções tecnológicas e inovadoras relacionadas ao combate à doença causada pelo novo coronavírus.

Ao final deste processo, uma das empresas selecionadas para participar do programa foi a NeuralMed, desenvolvedora de uma solução baseada em inteligência artificial para análise de imagem e texto com diversas aplicações, como o rastreamento epidemiológico de suspeitos de Covid-19 no Estado de São Paulo, através da análise de laudos médicos, que são processados pela tecnologia de NLP – Processamento de Linguagem Natural (em inglês, Natural Language Processing). 

O processo começa quando os pacientes com sinais e sintomas da Covid-19 procuram as unidades de saúde. Lá, eles realizam, entre outros, exames de imagem que avaliam a extensão da doença e que resultam em laudos textuais. A solução da NeuralMed é capaz de monitorar, em tempo real, a ocorrência de casos suspeitos, através do processamento automático destes laudos dos exames de imagem para sua identificação automática. 

Por meio  de uma modelagem específica para a identificação dos achados mais comuns referentes a Covid-19, o algoritmo consegue determinar a ocorrência de achados compatíveis com esta doença e  identificar a gravidade do acometimento para cada laudo analisado. Mais do que isso, a solução pode armazenar, em um banco de dados, todas estas informações, elaborando um panorama da ocorrência destes achados ao longo do tempo. Com essas informações históricas é possível estimar, também de forma automática, quando ocorrem mais casos do que o esperado, possibilitando emitir futuros alertas epidemiológicos e predizer um aumento de demanda pela utilização de serviços hospitalares.

A prova de conceito referente à chamada pública CCT/SDE nº 01/2020 ocorreu do mês de janeiro/2021 a abril/2021 e o resultado da competição referente a esta chamada pública foi publicado no DOE do dia 05/08/2020, com a prova de conceito finalizada no dia 28/04/2021 .

Durante esse período, a empresa selecionada teve principalmente três tarefas:

– Treinamento do algoritmo de NLP para classificação dos laudos de tomografia;

– Integração com estrutura de dados disponibilizada pelo HC;

– Desenvolvimento da interface de navegação;

De acordo com o relatório enviado pela participante: “Esta ferramenta é constituída de um fluxo de processamento de linguagem que inicialmente separa os textos dos laudos em frases individualizadas. Cada uma destas frases é analisada através de algoritmos de aprendizado de máquina, mais precisamente fundamentados em Redes Neurais Profundas (Deep Learning) que vão identificar a presença de anormalidades nesta frase bem como caracterizar as mesmas. Através de uma modelagem específica para a identificação dos achados mais comuns referentes a covid-19, o algoritmo determina a probabilidade de ocorrência de achados compatíveis com esta doença de cada laudo analisado”.

O algoritmo mostrou boa performance na avaliação de laudos radiológicos para o objetivo proposto. Vale ressaltar que não se trata da simples busca pelo termo proposto, mas também interpretar o contexto, incluindo variações do termo e do contexto. Não foi objetivo desta análise identificar as ocasiões dos erros, porém diante do resultado apresentado é possível inferir que algoritmo foi capaz de decifrar expressões análogas e/ou driblar expressões antagônicas como: “ausência de opacidade em vidro fosco” ou “presença de vidro despolido”.

Neste sentido, a empresa Neuralmed foi aprovada em etapa de prova de conceito, e a equipe técnica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP recomendou o seguimento para a próxima fase do projeto via IdeiaGov, qual seja, o encaminhamento para acordo de PD&I junto ao HCFMUSP, com fundamento legal no artigo 6º, § 2º do Decreto Estadual nº 64.974, de 12/05/2020 e de acordo com relatório de avaliação elaborado. 

Somos uma empresa com certificação da ANVISA para a nossa solução de Triagem para Raio-X e Pronto Socorro. Além do IdeiaGov a empresa também participou de um programa da Quintessa.

 

8677
Apoio:
Execução:
Realização: