Pixeon

Segmento: Healthtech
Desafio: Agendamento Automatizado
Tecnologia: Pixeon Lumia

Site:  www.pixeon.com 
Telefone: (11) 2146 1300
E-mail: comunicacao@pixeon.com
Redes sociais: linkedin |Instagram | Youtube
Endereço: R. Espírito Santo, 315 – 7° andar – Santo Antônio, São Caetano do Sul – SP. CEP 09530-700

Somos uma Health Tech Company com uma das maiores bases ativas de clientes da América Latina e os nossos mais de 430 colaboradores são protagonistas da transformação digital da saúde no país. Inovamos pela vida e isso está em nosso DNA. Existe uma energia dentro de cada um de nós que faz desafiar o impossível pelo cuidado às pessoas. Vivemos em um ecossistema de inovação, temos uma cultura forte e somos comprometidos com excelência. Trabalhamos em ciclo contínuo de eficiência em saúde para potencializar o negócio dos nossos clientes pela transformação digital, em qualquer momento de sua jornada.

Nossos aproximadamente 6.000 clientes, estão dentro de hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem. Temos o maior portfólio de soluções na plataforma SaaS e uma das maiores base de dados de saúde do país. Ofereceremos soluções ponta a ponta para HIS l CIS l LIS l RIS l PACS.

Acreditamos no poder da tecnologia de transformar a saúde para melhor, e trabalhamos todos os dias para tornar mais fácil a vida de quem trabalha nesta área. Felizmente, não estamos sozinhos. Nosso caminho é trilhado por quase 400 colaboradores, 6 mil clientes, e dois grandes fundos de investimento (Riverwood Capital e Oria Capital).

Fundadores da empresa:

Roberto Ribeiro da Cruz: Founder e Presidente do Conselho
Graduado em Engenharia de Produção pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), Roberto Ribeiro da Cruz possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Com perfil empreendedor desde muito jovem, aos 17 anos fundou a sua primeira empresa – a Medical Systems, que desenvolvia soluções para medicina diagnóstica. Roberto foi também pioneiro ao desenvolver a primeira solução nacional para digitalização e impressão de imagens analógicas e pela solução "paperless" para medicina diagnóstica. Em 2012, após a união das empresas Medical Systems e Pixeon, o executivo tornou-se CEO da companhia formada até 2018, e hoje ocupa a posição de presidente do conselho da companhia.

Iomani Engelmann: Founder e Diretor de Marketing e Comercial
Motivado pela saúde e com formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Iomani Engelmann é sócio-fundador da Pixeon e atual diretor comercial e de marketing. Sempre envolvido com o ecossistema de tecnologia, assumiu também o cargo de presidente da Acate – Associação Catarinense de Tecnologia.

Fernando Peixoto: Founder

 

Rodolfo Sini: Founder

 

Responsáveis pelo projeto:

 Richerland Pinto Medeiros: Chief Technology Officer

 

Pedro Matos Alves Castanha: Coordenador do projeto

 

“Nossa motivação para empreender sempre foi transformar, usando o conhecimento em tecnologia para ajudar as pessoas.”

 

Na Pixeon, o termo “LUMIA” representa todos os produtos relacionados à Inteligência Artificial. A LUMIA une dois conceitos:

  • “Machine learning”: capacidade de aprender com os dados, detectar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana;
  • Computação cognitiva: compreensão da linguagem natural, interação com as pessoas e auxílio na tomada de decisão.

Os dois principais objetivos são:

  1. Transformar a jornada do paciente;
  2. Revolucionar o diagnóstico médico, auxiliando e tornando mais produtivo o dia a dia do profissional da saúde.

A área de aplicação da IA na Medicina tem sido expandida com grande velocidade. Os recursos tecnológicos da LUMIA têm sido aplicados em vários campos: A Pixeon alia inteligência e agilidade a processos humanizados e está à disposição do paciente em várias fases da jornada.

A capacidade da Pixeon LUMIA de aprender e realizar tarefas em larga escala, combinada com a alta disponibilidade e personalização, abrem diversos horizontes de aplicação e de inovação no ciclo do cuidado e assistência ao paciente.

Área atendida: Saúde

Público-alvo da solução: Instituições de saúde tais como: clínicas, hospitais, laboratórios e centros de radiologia.

Benefícios da solução: A LUMIA está sempre à disposição do seu paciente, adaptando sua interação e auxiliando de forma rápida e assertiva. A capacidade de realização de processos em larga escala melhora a experiência dos pacientes, além de reduzir custos e otimizar processos e investimentos. A IA é uma grande aliada da área da saúde, sempre disponível, agiliza processos e reduz tempo para que médicos e equipes foquem no que é realmente essencial: o paciente.

Custo estimado da solução: Para a solução de WhatsApp os valores partem de R$2.900,00 por mês, podendo sofrer alterações dependendo da volumetria de mensagens do cliente.

A Jornada Digital do Paciente tem como objetivo facilitar a interação do paciente com a área de Diagnóstico por Imagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), digitalizando o contato entre ambos. Com isso, busca-se desenvolver uma experiência humanizada e centrada nas necessidades do paciente, aumentando a eficiência de processos e gerando economia dos recursos públicos. O propósito do piloto foi testar a solução apresentada para o seguinte desafio do Governo do Estado de São Paulo: “Como podemos tornar o processo de agendamento de exames de imagem mais inteligente e automatizado, de forma a otimizar recursos e melhorar a experiência do paciente?”

A prova de conceito/piloto referente à chamada pública CCT/SDE nº 05/2020 ocorreu do mês de janeiro/2021 a dezembro/2021, e o resultado da competição referente a esta chamada pública foi publicado no DOE do dia 23/12/2020 e a PoC foi finalizada no dia 03/12/2021. O projeto foi executado entre a empresa Pixeon e o Instituto de Radiologia do complexo Hospital das Clínicas, no âmbito da chamada “Jornada Digital do Paciente”.

A Jornada digital do paciente faz parte da estratégia de transformação digital do Hospital das Clínicas, um complexo formado por 8 Institutos especializados, 2 Hospitais Auxiliares, 66 laboratórios de investigação médica (LIM), 2,5 mil leitos e 20 mil profissionais nas mais diversas profissões. Por ano, são realizados mais de um 1 milhão e 400 mil consultas ambulatoriais e mais de 1 milhão de exames de imagem.

Com a pandemia da Covid-19, a transformação digital se tornou urgente, tanto para lidar com a sobrecarga dos sistemas de saúde local, quanto para dar vazão aos exames e atendimentos que acabaram ficando represados na área de Diagnóstico por Imagem do HCFMUSP. Neste sentido, a chamada pública buscou empresas que apresentassem soluções que possibilitem melhorar a gestão das vagas dos equipamentos de diagnóstico por imagem a partir do agendamento inteligente e automatizado, buscando reduzir o absenteísmo de pacientes.

Atualmente, todo o complexo do HC possui 381 equipamentos de imagem distribuídos em seus 9 (nove) institutos. Juntos, todos esses equipamentos realizaram, em 2019, 1.121.000 exames, com uma média de mais de 93 mil exames mensais. Apesar disso, é sabido que é possível aumentar a capacidade operacional dos equipamentos e reduzir as filas de espera que podem durar alguns meses, podendo impactar em um retorno de consulta sem a realização do exame solicitado. 

Até então o processo de agendamento de data e horário não eram escolhidas pelos pacientes, mas sim, pela equipe de agendamento do hospital, contribuindo para o absenteísmo que girava em torno de 30%. O objetivo do projeto foi avaliar em que medida a solução da empresa Pixeon poderia atender ao desafio de agendamento automatizado de exames no InRad. Com isso, esperava-se que fossem validados os seguintes itens:

  • A solução é capaz de realizar o transbordo do InterRad para o Multimed, de maneira automática, mediante definição de regras do sistema InRad;
  • A solução é capaz de realizar o processo inverso, ou seja, tirar do Multimed e devolver pro InterRad de maneira automática, mediante pedido de reagendamento do paciente;
  • O(a) paciente terá autonomia para realizar o reagendamento, ou seja, escolher nova data e horário e após escolha, o transbordo entre sistemas acontece de maneira automática;
  • A empresa proponente irá apresentar o teste da solução de mensageria (chatbot) em ambiente de homologação.

Na Pixeon, o termo “LUMIA” representa todos os produtos relacionados à Inteligência Artificial, unindo dois conceitos:  

  • Machine learning”: capacidade de aprender com os dados, detectar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana; 
  • Computação cognitiva: compreensão da linguagem natural, interação com as pessoas e auxílio na tomada de decisão. 

Os dois principais objetivos são:  

  1. Transformar a jornada do paciente e;
  2. Revolucionar o diagnóstico médico, auxiliando e tornando mais produtivo o dia a dia do profissional da saúde. 

A área de aplicação da IA na Medicina tem sido expandida com grande velocidade e os recursos tecnológicos da LUMIA têm sido aplicados em vários campos, aliando inteligência e agilidade a processos humanizados, estando à disposição do paciente em várias fases da jornada. 

Após processo de implantação e testes, a empresa recebeu avaliação positiva da banca de avaliação, atendendo satisfatoriamente às atividades previstas para serem realizadas no âmbito da POC. Após finalização desta etapa, o órgão demandante prosseguirá com a análise e decisão para eventuais encaminhamentos e próximos passos.

Case Hospital Santa Nery.
Para mais informações, acesse o documento de case neste link.

A empresa já participou do programa de incubação no MIDITECH – programa de incubação da. ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia. Fomos incubados em 2003 e por 11 meses recebemos ajuda sobre finanças, marketing, negociação e liderança. Hoje o Iomani Engelmann, um de nossos sócios-fundadores é o primeiro empreendedor que passou pelo MIDITEC (programa de incubação da ACATE) a se tornar presidente da Associação.

Por três vezes consecutivas o PACS da Pixeon, sistema de comunicação e arquivamento de imagens, ganhou o título de Best in Klas for Latin America. Para a Pixeon, o prêmio evidencia nosso propósito de inovação com o intuito de transformar o setor de saúde através de soluções inteligentes que promovam melhorias às atividades de seus profissionais e gestores, e um atendimento mais eficiente e humanizado.

Além do Klas, podemos destacar outros prêmios: Frost & Sullivan como melhor empresa de PACS, em 2012 e 2015; Prêmio Líderes da saúde 2015 e 2017; segundo lugar no prêmio Finep de inovação 2013, entre outros.

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