Safetest

Segmento: Healthtech
Desafio: Kit Diagnóstico da Covid-19
Tecnologia: Testes rápidos confiáveis, escaláveis e de custos acessíveis.

Site: www.safetest.com.br
Telefone: (31) 2010-7550
E-mail: felipe@safetest.com.br
Redes sociais: Instagram | Linkedin
Endereço: Av. José Cândido da Silveira, 2.100, salas 05, 06 e 07 – Horto Florestal, Belo Horizonte – MG, CEP: 31.035-536

A Safetest foi criada a partir de um problema global: a quantidade de mortes causadas por doenças infecciosas. Infelizmente, não conseguimos eliminar as doenças, mas podemos contribuir enormemente com diagnósticos rápidos, confiáveis e a preços acessíveis. Assim, viemos aperfeiçoando nossos testes rápidos ao longo dos anos, e em 2020 tivemos destaque na revista Forbes como a primeira empresa a desenvolver o teste rápido para o Covid-19 nacional. Seguimos aperfeiçoando nossos testes e desenvolvendo novos testes para disponibilizarmos um portfólio completo de testes confiáveis e preços acessíveis.

 Janayna Bhering Cardoso
Cofundadora e CMO da Safetest

 

Felipe Peixoto
Engenheiro Mecânico e Administrador

 

“Minha motivação é trabalhar em projetos importantes, que tragam melhoria à vida das pessoas” Janayna Bhering Cardoso

A solução trata-se de testes rápidos confiáveis, escaláveis e de custos acessíveis.

Solução pretende resolver:  Dificuldade de diagnóstico correto e tempestivo do Covid-19.

Área atendida: Saúde

Público-alvo da solução: Toda a população

Benefícios da solução: Diagnóstico rápido e confiável para a população, bem como a diminuição do custo para o estado de São Paulo.

Custo estimado da solução: R$ 6,00

No início de 2020, pouco se sabia sobre o comportamento e as características do SARS-CoV-2, o novo coronavírus causador do Covid-19. Mas uma coisa já era clara: o distanciamento social e a testagem massiva deveriam ser algumas das principais medidas para “achatar” a curva de disseminação do vírus.

Nesse contexto, o Programa IdeiaGov lançou a Chamada Pública CCT/SDE nº 2/2020, que buscou apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para a realização de testes de diagnóstico para Covid-19 que fossem confiáveis, acessíveis para programas de saúde pública e pudessem ser replicados para alcançar o maior número possível de pessoas, uma vez que a maior parte dos testes até então disponíveis no mercado era  produzida a partir de reagentes e insumos importados, o que acaba por limitar a capacidade de utilização desses testes em larga escala.

Após a realização dos ciclos de avaliação, a startup Safetest foi selecionada para participar do programa de inovação em governo do IdeiaGov apresentando o Safetest Covid-19, um teste sorológico rápido para detecção dos anticorpos IgG e IgM, como uma alternativa replicável, confiável e acessível para o diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2. 

Diante da pandemia do Covid-19, a Safetest colocou em prática o conhecimento acumulado e adaptou sua infraestrutura em biotecnologia para o desenvolvimento de um teste sorológico por imunoensaio enzimático (chamado teste ELISA), capaz de detectar os anticorpos IgG e IgM contra o Sars-CoV-2. O exame utiliza partículas virais sintéticas de base proteica, ou seja, criadas em laboratório, o que permite detectar qualquer variação já identificada do vírus, em qualquer parte do mundo com alta acurácia — 100% de sensibilidade e 99,5% especificidade. 

O projeto-piloto foi estabelecido em parceria com o Instituto Butantan, com o objetivo de analisar os testes desenvolvidos e fornecidos pela empresa Safetest, apoiando o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para a realização de testes de diagnóstico para Covid-19, que sejam confiáveis, acessíveis para programas de saúde pública e possam ser replicados para alcançar o maior número possível de pessoas.

O projeto referente à chamada pública CCT/SDE no 02/2020 ocorreu do mês de março/2021 a maio/2021. O resultado da competição referente a esta chamada pública foi publicado no DOE do dia 05/08/2020 e a prova de conceito foi finalizada no dia 07/05/2021.

Após fase de testes, a equipe do Butantan recomendou o seguimento da startup Safetest para prosseguimento da próxima fase do projeto via IdeiaGov, a celebração de acordo de PD&I junto ao Instituto Butantan, para o qual irão estabelecer novo plano de trabalho em conjunto.

• Vencedores da 3ª edição do Biostartup Lab; selecionados para o encontro anual de investidores do Canada da NACO (National Angel Capital Organization); selecionados para apresentar-se no IFIB – International Forum on Industrial Biotechnology and Bioeconomy em Roma, Itália.

• A empresa já participou de programas como SEED, Biostartup Lab, LEAP international program, Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, FINEP Mulheres Inovadoras e Biotech Rondônia.

8675
Apoio:
Execução:
Realização: