Visibilia

Segmento: Healthtech
Desafio: Uso de Inteligência Artificial em exames de imagem
Tecnologia: Plataforma de Inteligencia Artificial capaz de identificar automaticamente casos de COVID-19 com o uso de imagens médicas pré-processadas pelo próprio sistema, de acordo com a categoria pertinente (radiografia ou tomografia).

Site: visibilia.net.br
Telefone: (11) 97307-2177
E-mail: contato@visibilia.net.br
Redes sociais: Linkedin  Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Endereço: Rua Conceição de Monte Alegre 107, torre B – 10º andar, Cidade Monções, São Paulo, SP. CEP 04563-060

A Visibilia é uma startup de alta tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA). Fundada em 2020, nasceu de um grande ideal e com o propósito de desenvolver soluções eficientes para resolver problemas de natureza complexa e de missão crítica das empresas, sempre com respaldo em pesquisa científica e inovativa e, sobretudo, com o uso de tecnologia baseada em Inteligência Artificial construída pela própria Visibilia.  Baseada no modelo de “AI house”, a Visibilia é uma startup que explora o potencial da IA através do seu portfólio de soluções tecnológicas que apoiam aos tomadores de decisões de empresas atuando em diversos setores como recursos humanos, marketing e saúde. A tecnologia que a Visibilia oferece aos seus clientes, permite a otimização de resultados com assertividade, gerando expressiva economia de recursos humanos, financeiros e de tempo. Em pouco mais de 1 ano em operação, a Visibilia foi reconhecida como uma das top-10 startups de Tecnologia mais promissoras da América Latina, venceu um dos concursos internacionais promovidos pelo Governo de Estado de São Paulo na luta contra o COVID-19, recebeu Fundos de Investimento, foi acelerada pelo maior programa da América Latina o Inovativa Brasil, e, tem validado e comercializado seus produtos em empresas multinacionais e instituições de renome internacional.

Jorge Valverde-Rebaza: PhD e MsC. em Ciências Matemáticas e da Computação pela USP, Engenheiro e Cientista da Computação pela UNiTru-Peru.  Trabalhou na indústria de desenvolvimento de software, atuou como professor universitário e como pesquisador convidado nas universidades do Porto (Portugal) e de Montpellier (França). Tem ampla experiência acadêmica e na indústria nas diversas áreas relacionadas à Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquinas, Processamento de Imagens, Redes Complexas, Computação Urbana e Social, e outras. Em 2017 iniciou junto a sócia, o desenvolvimento de projetos focados na criação de sistemas inteligentes para melhoria de processos em empresas, projetos que em 2020 transformaram-se na Visibilia, empresa na qual é sócio fundador e onde atua como Diretor Executivo de Operações.

 

Nathalia Camillo Silva: MBA internacional em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela FGV-EAESP, graduada Administração de Empresas pela PUC-SP e em Matemática Computacional pela USP, especialista em Controladoria e Finanças pela USP. Executiva de Negócios responsável pelo desenvolvimento de métodos, controles e gerenciamento de equipes em diversas empresas, com 14 anos de experiência desenvolvida em atuação em Controladoria Empresarial e Gestão Estratégica em diversas multinacionais como BMW, Deloitte, Ford, Dell EMC².  Em 2017, inicia um novo projeto focado na criação de sistemas inteligentes que auxiliassem, de maneira simples e efetiva, às empresas a melhor gerenciarem seus processos. Sem capital, sem apoio, mas com muitas ideias, esse projeto se constituiu como o plano inicial de uma empresa que não apenas queria diferenciar-se pela aplicabilidade de pesquisa em Inteligência Artificial para soluções do mundo real, mas pela forma de ser e pelo impacto positivo que essa aplicação deve causar no dia a dia das pessoas. Assim, em fevereiro de 2020 concretizou esse objetivo ao se tornar sócia fundadora da Visibilia, empresa na qual atua como Diretora Executiva.

“A Visibilia nasceu com a motivação de impactar positivamente a vida das pessoas através de serviços que explorem o verdadeiro potencial da IA. Em 2021, um estudo da IBM mostra que apenas 40% das empresas no Brasil utilizam algum tipo de serviço baseado em IA. Ainda mais, a maioria dessas empresas utilizam serviços limitados a Business Intelligence e/ou Analytics para atender, apenas, alguma das pontas nos seus processos. Isto é, as empresas no Brasil ainda não usam IA de ponta a ponta nem no core dos seus negócios. Assim, as ações da Visibilia são movidas para mudar esse status quo e levar todo o potencial da IA para que as empresas e instituições públicas possam agilizar seus processos de maneira automática, segura e, sobretudo, eficiente.

A pandemia trouxe necessidades muito específicas. Muitas vezes, o que as soluções tradicionais entregam não é suficiente. Mais do que o diagnóstico, muitas vezes eles esperavam saber porque a inteligência artificial estava dando uma determinada resposta. Foi preciso reformular alguns elementos e reformular questões técnicas para entregar esse tipo de resultado.”
Nathalia Camillo da Silva

A solução trata-se de uma IA capaz de identificar casos de COVID-19 através da análise de imagens médicas (raios-x e tomografias computadorizadas) de maneira automática, segura, rápida e, sobretudo, com alta precisão. Essa IA opera na nuvem como plataforma SaaS e é chamada de FADCIL (Fully Automatic Detection of Covid-19 cases in medical Images of the Lung) é capaz de realizar o devido pré-processamento de acordo com a categoria pertinente (radiografia ou tomografia) para logo permitir que um conjunto de redes neurais profundas previamente treinadas atuem como um grupo de médicos que independentemente geram pré-diagnósticos clínicos sobre a situação do paciente em análise. Esses pré-diagnósticos entram em outra ronda de avaliação clínica e, através de um processo de votação que podemos simplificar como “brainstorming de avaliações médicas”, o FADCIL gera o diagnóstico final que é entregue à equipe médica. 

Como um aplicativo de acesso e uso exclusivo aos profissionais de saúde, as imagens são trabalhadas na plataforma FADCIL sob duas opções de captação, seja na própria interface do aplicativo, ou em interação com alguma ferramenta PACS. O FADCIL é capaz de processar imagens médicas tomadas desde qualquer plano de corte do corpo humano: axial, sagital e coronal; tem capacidade de sinalizar com exatidão (de 85% a 92%) a presença, distribuição, delimitação e dimensão das lesões causadas pela COVID-19, distinguindo-as com precisão das geradas por outras doenças pulmonares e gerando estatísticas sobre o dano pulmonar; tem uma taxa de recusa de 20% que não compromete seu desempenho; realiza o diagnóstico em um tempo médio de 5~8 minutos; e, sobretudo, tem um custo acessível quando comparado com outras tecnologias do mercado.

Qual o problema a sua solução pretende resolver: Desenvolvido num cenário pandêmico, onde atender altíssimas demandas de diagnósticos tornou-se praticamente impossível, o FADCIL foi desenvolvido pela Visibilia para apoiar equipes médicas no combate à pandemia.

Embora esteja em queda a transmissibilidade da doença, consequências e sequelas da contaminação ainda serão parte do dia a dia da sociedade brasileira e global por mais alguns anos. Sendo assim, o FADCIL continuará a apoiar equipes médicas em seus diagnósticos e, sobretudo, para análise das sequelas da doença.

Qual a área atendida: Saúde

Qual o público-alvo da solução: Hospitais e clínicas com setor de radiologias

Quais os benefícios da solução: FADCIL operou em modo PoC (Proof of Concept) no Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP) entre agosto e novembro de 2020, analisando mais de 1.200 tomografias computadorizadas, apoiando no diagnostico rápido, efetivo e em tempo real de mais 1.000 pacientes de maneira gratuita. Isto é, todos os custos da operação, foram assumidos pela empresa durante esse período tão sensível para a sociedade brasileira. Assim, a Visibilia usou o potencial da IA através do FADCIL como a primeira ação dentro do programa de impacto social da Visibilia. 

Durante a operação do FADCIL no HCFMUSP, o InovaHC atuou como supervisor do desempenho no diagnóstico, considerando diversas métricas quantitativas e qualitativas, dentre as que se destacam as opiniões de médicos e radiologistas sobre as facilidades e a qualidade das predições do FADCIL. E foi nessa rígida, ampla e complexa avaliação que o FADCIL, ao ser comparado com outras tecnologias, demonstrou ser a melhor IA no diagnóstico de COVID-19 por análise de tomografias computadorizadas, superando amplamente a todos seus competidores nacionais e mostrando o mesmo nível que softwares similares pertencentes a gigantes multinacionais do setor Health global.

Desenvolvida integralmente pela Visibilia, o FADCIL é altamente flexível ao aperfeiçoamento, novidades e novos procedimentos, escalável, e, facilmente integrável a diversos sistemas PACS existentes no mercado. Ademais de sua superioridade em relação às outras tecnologias similares, o FADCIL é uma solução para suporte ao médico, capaz de lhe entregar laudos automatizados, ainda que em alta demanda, agilizar a fila de atendimento e priorizá-la em função da urgência do caso clínico do paciente em análise. Por operar na nuvem, o FADCIL permite análise, armazenamento, recuperação e compartilhamento de dados em massa, de forma fluida e segura, escalável e econômica, em interação com a equipe médica, e, com rapidez, confiabilidade e alta performance.

Disponibilizada como SaaS, o FADCIL pode ser integrado através do seu próprio PACS ou através de qualquer outro já instanciado na infraestrutura do hospital ou clínica que use o FADCIL. Sua baixa taxa de recusa torna o processo de diagnóstico ágil, assim como o tratamento, uma vez que permite a clínica atender as demandas de cada paciente sem que haja necessidade de realização de um novo exame. Atualmente, o FADCIL é utilizado não apenas para diagnósticos de COVID-19, como também como ferramenta de apoio ao monitoramento de sequelas da doença, tornando-se a primeira das ferramentas em Healthtech da Visibilia.

Qual o custo estimado da solução: A Visibilia implementa diversos modelos de comercialização para o FADCIL e, com isso, os custos variam. Porém, o FADCIL é hoje uma das ferramentas que mesmo se destacando pelo seu alto desempenho possui também um dos custos mais acessíveis do mercado. Para maiores detalhes, contate a Visibilia: visibilia.net.br/fadcil/#contato-fadcil

A crise sanitária imposta pelo Covid-19 levou líderes políticos de todo o mundo a buscar respostas nas iniciativas de inovação em governo. Em São Paulo não foi diferente. Diante da urgência, o Programa IdeiaGov e o Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo direcionaram esforços para o atendimento de demandas relacionadas à pandemia, através da Chamada Pública CCT/SDE nº 3/2020, lançando o desafio: “Como o uso de algoritmos de inteligência artificial pode auxiliar médicos radiologistas no diagnósticos de Covid-19 através de imagem de tomografia computadorizada e raios-x de tórax?”

A empresa Visibilia foi uma das selecionadas para testar sua solução, a FADCIL (Fully Automatic Detection of Covid-19 cases in medical Images of the Lung), um sistema baseado em algoritmos de inteligência artificial (IA) para a detecção automática e em escala de Covid-19, em imagens médicas do pulmão obtidas em tomografias computadorizadas. 

O sistema FADCIL implementou uma arquitetura composta por diversas redes neurais profundas que, em conjunto e de maneira automática, determinam com alta acurácia e velocidade a presença da Covid-19 na imagem analisada. Além disso, detecta com alta precisão as lesões pulmonares causadas pela doença, quantificando o grau dessa lesão em relação ao total do parênquima pulmonar.

Dentre as principais características implementadas no piloto do FADCIL, estão: a) Consideração das variações anatômicas; b) Processamento de imagens médicas com ruído; c) Identificação automática de Covid-19, que inclui: Classificação binária e segmentação; d) Resultados e Reportes; e e) Visualização 3D.

Este é um sistema para o suporte à tomada de decisão no diagnóstico de Covid-19, sendo direcionado ao uso exclusivo de médicos/radiologistas e profissionais de áreas relacionadas. Devido a isso, o diagnóstico gerado pelo FADCIL não teve o objetivo de ser utilizado como o diagnóstico final a ser entregue ao paciente. Apesar de sua assertividade em relação ao diagnóstico de COVID-19, é responsabilidade do médico/radiologista validar o diagnóstico e tomar a decisão final a ser informada ao paciente.

Em razão destas características, o público-alvo do FADCIL são hospitais, clínicas, unidades de saúde e qualquer centro médico de qualquer estado do país e do mundo, sendo a sua restrição para a operação em escala somente relacionada à infraestrutura computacional do qual disponha o centro médico para a implantação e/ou uso da solução. 

A prova de conceito referente à chamada pública CCT/SDE nº 03/2020 ocorreu do mês de agosto/2020 a novembro/2020. O resultado da competição referente a esta chamada pública foi publicado no DOE do dia 15/08/2020 e a prova de conceito foi finalizada no dia 23/11/2020.

A solução de tomografia da Visibilia performou acima das demais concorrentes nas métricas relacionadas ao algoritmo e de forma similar em métricas de performance da solução. Portanto, a equipe técnica e clínica do Hospital das Clínicas a recomendou para o seguimento para a próxima fase do projeto via IdeiaGov, qual seja, o encaminhamento para acordo de PD&I.

• A Visibilia participou no Inovativa Brasil 2021.1 de onde além ser acelerada foi uma das graduadas com sucesso.

• Além disso, no primeiro ano de funcionamento da Visibilia, a startup já foi reconhecida pela revista americana StartupCity como uma das top-10 startups mais promissoras da América Latina, edição de 2020. Também, em agosto de 2021 foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo como detentora da IA com melhor desempenho para diagnóstico de COVID-19 por análise de tomografias computadorizadas.

8673
Apoio:
Execução:
Realização: