Equipe de Inovação em Governo do IdeiaGov marca presença na Semana de Inovação da ENAP

Equipe de Inovação em Governo do IdeiaGov marca presença na Semana de Inovação da ENAP

A Semana de Inovação da ENAP é considerado o maior evento de inovação pública da América Latina, que em 2022 volta com suas atividades presenciais, contando com um time de especialistas nacionais e internacionais, em mais de 150 atividades que buscam discutir e desenvolver temas como tecnologia, economia, governança, administração pública em espaços para trocas de experiências por meio de palestras, oficinas, mesas redondas e outros. Nesta edição, o encontro se propôs a realizar um chamado para ação, com a temática:

É tempo de criar! Para resolver grandes problemas e entregar soluções, a inovação tem que estar a serviço da ação e da criação do novo

É tempo de criar, trouxe reflexões sobre a capacidade inovativa de atores públicos e de como essa cultura de inovação vem modificando a forma que oferecemos serviços públicos à população. Muitas das mesas em que a equipe do Impact Hub São Paulo de Inovação em Governo estiveram presentes possuíam provocações o que será do serviço público após a pandemia, indo desde a mudança das estruturas de trabalho padrões até a hiperconexão de informações dos cidadãos e cidadãs.

De forma democrática e colaborativa, os painéis e oficinas apresentados durante a semana foram definidos após submissão de atividades por parte de atores diversos. Neste sentido, pudemos participar de oficinas de Transparência e Inovação na Gestão – Exemplos e boas práticas, na qual conhecemos o panorama de inovação em serviços públicos de outros países como Taiwan, EUA, Ruanda, Alemanha e outros. O case do Gov.br enquanto plataforma digital consolidadora de informações e serviços foi um tema debatido em diversas ocasiões e sob diferentes perspectivas, como base de dados digital, capacidade de inovação e experiência do usuário.  O painel sobre inovação na educação contou com a participação de uma grande parceira do IdeiaGov, Débora Garofalo, que apresentou os impactos que a tecnologia e robótica trouxeram para os ambientes educacionais do qual fez parte.

Além disso, estivemos presentes nas atividades Inovação em gestão: como fazer escolhas de gestão para agregar recursos técnicos na resolução de problemas que teve como foco uma dinâmica entre todos os participantes para compreender o Cynefin Framework que estrutura os problemas em quatro dimensões separados por nível de complexidade. Ainda, participamos do Encontro dos Labs de Inovação que contou com a participação de mais de 50 laboratórios do Brasil inteiro. Por fim, prestigiamos as mesas redondas do GOV.BR referente à Perspectivas para transformação digital das organizações e Citizen Experience e as práticas de CX (Customer Experience) aplicadas ao Governo.

Um dos temas que perpassou todas as mesas presentes na Semana de Inovação, apresentado pelo Marcos Moreira (Especialista em Políticas Públicas do Ministério da Economia, Governo Federal) foi a Experiência do Cidadão, ou Citizen Experience (CiX), o mesmo trata-se de um terreno cada vez mais explorado dentre os serviços públicos que foram desenvolvidos durante o período da pandemia da Covid-19, tendo como foco fazer os serviços chegarem na ponta de forma mais eficiente, eficaz e efetiva  ao cidadão.

A CiX é a estruturação dos governos com a finalidade de criar boas experiências aos cidadãos, através dos serviços públicos oferecidos a estes, usando o mesmo conceito de entrega de alto nível de serviço de jornada do cliente nas empresas, mas agora a qualquer pessoa que está inserida numa comunidade. A interoperabilidade dos sistemas de informação, dos serviços e a exigência de se repensar os serviços públicos devido ao distanciamento social acelerou a máquina pública, tornando o governo brasileiro referência em serviços públicos. 

Frutos desse trabalho já estão sendo coletados, tendo o Brasil sendo reconhecido como sétimo país com a mais alta maturidade em governo digital no mundo. O resultado, divulgado pelo governo federal em 2021, faz parte de um ranking, calculado pelo índice GovTech Maturity Index 2020 do Banco Mundial que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias mundiais.

À frente de todas as demais nações das Américas, incluindo Estados Unidos e Canadá. O Brasil encontra-se somente atrás dos seguintes países: Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Segundo o governo, o resultado se deve ao avanço da plataforma gov.br, que dispõe de mais de 115 milhões de usuários. A plataforma permite o acesso a diversos serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo.

Além desse projeto, outra grande temática em crescente que pode ser destacado pela seu destaque na Semana de Inovação em 2022 da ENAP é a Aliança pela Mobilidade Sustentável. Sendo uma iniciativa da empresa Didi Chuxing (“DiDi”) a maior plataforma de mobilidade líder no mundo, que no Brasil opera por meio do aplicativo 99, a aliança foi criada em parceria com grandes nomes do mercado de mobilidade no Brasil, para transformar a mobilidade urbana, colocando mais veículos elétricos nas ruas.

Thiago Hipolito (99 Tecnologia), que esteve na Semana de Inovação destacou que a Aliança é formada pelas empresas CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric. Representando os grandes líderes de impacto de emissão desenfreada de gases que contribuem para o efeito estufa no Brasil e no mundo. Este desafio agora começa a ser encarado como uma mudança de hábito de forma integrada para criar soluções sustentáveis que possam combater o aquecimento global.

Redes fortalecidas

A equipe de inovação em governo do IdeiaGov pode ainda se conectar com laboratórios de inovação de todo o país, dos mais diversos órgãos de governo e temáticas, dentre eles órgãos de assistência social, jurídicos, setor de segurança pública e outros. A troca de experiências de cerca de 46 laboratórios de inovação no governo.

Dentre esse ecossistema, buscou-se fortalecer o grupo da rede e também aproximar as boas práticas realizadas criando-se um grupo de troca sobre estágio ou intercâmbio em algum laboratório de Inovação, iniciativa vinculada a Rede InovaGov, que é formada por organizações do setor público, do setor privado, da sociedade civil e do setor acadêmico interessadas em inovação no setor público e em promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências, na identificação de boas práticas e no auxílio mútuo para solução de problemas.

Compartilhe:

Outros posts:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
12647
Execução:
Realização: