Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Veja se a sua dúvida pode ser esclarecida aqui. Se não for o suficiente, entre em contato conosco através do editais@ideiagov.sp.gov.br

Para quem é o Programa de Aceleração?

Para se inscrever, o negócio deve estar registrado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), em qualquer território brasileiro, sob a figura de empresa, ou seja, com fins lucrativos, ficando vedada a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSC) ou qualquer tipo de organização sem fins lucrativos. Cada empresa pode inscrever de dois a três representantes para participar das atividades do programa, sendo necessariamente, um sócio e um com dedicação exclusiva ao negócio.

Quantas pessoas podem participar do Programa?

Cada negócio deve se inscrever com, no mínimo 2 (dois), e no máximo 3 (três) representantes no Programa. No caso das atividades específicas para cada empresa pode-se incluir outros representantes ou membros do negócio, de maneira rotativa, conforme a equipe do negócio preferir. No entanto, ao menos um representante deve estar presente nas atividades propostas.

Sou de fora do Brasil, ainda assim posso escrever meu negócio de impacto?

Pode. Desde que o negócio esteja registrado no Brasil e, ao menos um dos participantes consiga se comunicar fluentemente em português.

Meu negócio ainda não possui CNPJ, posso me inscrever ainda assim?

Não. O programa é restrito a organizações com CNPJ ativo e de fins lucrativos, não podendo ser inscritas ideias ou projetos ainda não validados, nem inscrições de pessoas físicas.

Tenho uma empresa formalizada (com CNPJ), mas gostaria de inscrever um outro projeto. É possível?

Não. Não podem ser inscritas ideias ou projetos, a solução já deve estar validada para participar.

Operamos o Negócio de Impacto com o CNPJ de MEI de um dos fundadores, podemos nos inscrever?

Sim. A figura jurídica de MEI é permitida, desde que atenda aos demais requisitos, esteja no nome do representante e que os demais participantes estejam vinculados diretamente à empresa.

Serão aceitas inscrições das seguintes formas jurídicas:

  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Empresa de pequeno porte (EPP)
  • Empresário Individual (ME)
  • Empresário Individual (EI)
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) Sociedade Simples
  • Sociedade Ltda
  • Sociedade Anônima (S.A.)
Como o critério de inclusão de grupos minoritários será avaliado dentro do programa?

A questão de inclusão é tratada como um dos aspectos a serem avaliados pelo programa, considerados positivamente e pontuando melhor quanto mais diverso for o time.

Como eu sei se meu negócio atende ao critério de “Relevância e urgência no contexto da pandemia de COVID-19”?

Consideramos os negócios relevantes e urgentes no atual contexto aqueles cujo produto, serviço ou funcionamento do modelo de negócio contribui diretamente para a resolução dos desafios sociais e/ou ambientais de interesse público que mais sofreram impacto devido às medidas adotadas no combate a COVID-19.

 

Como por exemplo, as soluções que contribuem para apoiar os milhões de brasileiros que passaram a ter ainda mais dificuldade de acesso a alimentos seguros e nutritivos, para possibilitar emprego e renda para a classe mais baixa, para apoiar os jovens que não tiveram a agenda escolar continuada durante o isolamento, para suprir as necessidades de infraestrutura e saneamento de populações em áreas remotas, a título de exemplo, e não se limitando aos problemas aqui descritos.

Qual a duração do programa?

O programa terá duração de 13 semanas (3 meses), seguido do DemoDay. As atividades ocorrerão entre os dias 03/05/2021 e 30/07/2021 e o DemoDay está previsto para a primeira semana de agosto de 2021.

Quanto tempo será exigido para participar das atividades do programa?

O programa irá proporcionar entre 3 (três) e 7 (sete) horas de atividades* ao vivo semanais. Este tempo pode se exceder se considerada a execução dos planos de ação propostos nas mentorias e oficinas e/ou visualização dos conteúdos gravados e outros materiais de apoio.

*Cada negócio deve participar de, pelo menos, 75% das atividades propostas, com pelo menos 1 (um) dos (as) representantes, sob pena de saída do Programa e não participação no Demoday.

Que temas serão abordados no programa?

Os principais temas abordados serão:

  1. inovação social;
  2. estratégias e modelo de negócios para impacto;
  3. estratégias de colaboração e parcerias multissetoriais, com ênfase no setor público (compras públicas e outros mecanismos);
  4. estratégias de captação de investimentos e financiamentos
Qual o tipo de suporte oferecido no programa?

Os participantes receberão apoio por meio de mentorias da equipe IdeiaGov, rede de mentores do Impact Hub e de servidores públicos, além de conteúdos referentes aos temas de inovação social, negócios de impacto, questões específicas do setor público e de investimentos. Além disso, oferecemos residência em nosso espaço de coworking em São Paulo até o final de 2021 (verificar disponibilidade em decorrência da pandemia).

Como faço para me inscrever?

Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição integralmente até o dia 29 de março de 2021, às 18h00 (horário de Brasília), através do link bit.ly/inscricaoideiagov

Posso editar minha resposta após a inscrição ter sido realizada?

Não. Avaliaremos apenas a primeira inscrição enviada pela empresa, sem possibilidade de alteração. Caso queira rascunhar suas respostas, disponibilizamos as perguntas em word para averiguação prévia dos empreendedores no link http://bit.ly/draftformulario

 

Gostaria de alterar o representante do negócio para participar das atividades, é possível?

Será possível alteração de representante até o início das atividades desde que cumpra os requisitos declarados em edital, ou seja, pelo menos um dos representantes sendo sócio da empresa e com dedicação integral ao negócio.

Quem participará do DemoDay ao final do programa?

Participarão do Demoday todos os negócios que estiverem presença em, no mínimo, 75% das atividades e realizarem as entregas referentes à etapa de validação.

O programa oferecerá alguma premiação ou reconhecimento para negócios que se destacarem?

Não. Nesta edição todas as empresas participantes terão as mesmas oportunidades e não será efetivada premiação em dinheiro pelo programa.

As empresas selecionadas irão realizar pilotos ou implementar suas soluções em instituições públicas?

Não necessariamente. A organização do programa não se compromete com a implementação ou aquisição da solução por nenhuma instituição pública, e se ocorrido, será de inteira responsabilidade da empresa com o órgão demandante. Não há repasse de recursos financeiros envolvidos de nenhum tipo.

 

 

Ainda não consegui tirar todas as minhas dúvidas, com quem posso falar?

Entre em contato pelo e-mail editais@ideiagov.sp.gov.br

Governo do Estado de SP