Para se inscrever, o negócio deve estar registrado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), em qualquer território brasileiro, sob a figura de empresa, ou seja, com fins lucrativos, ficando vedada a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSC) ou qualquer tipo de organização sem fins lucrativos.
Cada empresa pode inscrever de dois a três representantes para participar das atividades do programa, sendo necessariamente, um sócio e um com dedicação exclusiva ao negócio.
Cada negócio deve se inscrever com, no mínimo 2 (dois), e no máximo 3 (três) representantes no Programa.
No caso das atividades específicas para cada empresa pode-se incluir outros representantes ou membros do negócio, de maneira rotativa, conforme a equipe do negócio preferir. No entanto, ao menos um representante deve estar presente nas atividades propostas.
Aceitamos inscrições de negócios com base em qualquer país da América Latina, desde que registrados (de acordo com a lei de cada país, mas deve comprovar a sua formalização quando for solicitado). É obrigatório que ao menos um dos participantes consiga se comunicar fluentemente em português e em inglês.
Não. O programa é restrito a organizações com CNPJ ativo (ou devidamente formalizado de acordo com a lei de seu país) e de fins lucrativos, não podendo ser inscritas ideias ou projetos ainda não validados, Organizações da Sociedade Civil, nem inscrições de pessoas físicas.
Não. Não podem ser inscritas ideias ou projetos, a solução já deve estar validada para participar e esta deve ser referente ao registro em questão.
Sim. A figura jurídica de MEI (micro empreendedor individual, no Brasil) é permitida, desde que atenda aos demais requisitos, esteja no nome do representante e que os demais participantes estejam vinculados diretamente à empresa.
Serão aceitas inscrições das seguintes formas jurídicas (Brasil):
- Microempreendedor Individual (MEI)
- Empresa de pequeno porte (EPP)
- Empresário Individual (ME)
- Empresário Individual (EI)
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) Sociedade Simples
- Sociedade Ltda
- Sociedade Anônima (S.A.)
A diversidade e inclusão é tratada como um dos aspectos a serem avaliados pelo programa, gerando pontuações mais altas quando o time é diverso. Os critérios de avaliação para grupos minoritários são: raça, etnia, gênero, orientação afetivo sexual e pessoas com deficiência.
Carbono Zero é uma meta para solucionar o problema das mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o mundo, e é endereçado a empresas, governos e sociedade com um todo, na tentativa de minimizar seus impactos negativos. Dentro desta macro temática, as equipes do IdeiaGov e da Catapult em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Governo do Estado de São Paulo elegeram os desafios específicos para esta chamada (link para os desafios).
Serão elegíveis as os negócios, cuja(s) soluçã(ões) contribua(m) diretamente para a resolução de pelo menos um destes desafios. Serão levados em consideração o grau de relevância que a solução tem para o desafio e o potencial de escala da solução.
Alguns exemplos são: i) produtos ou equipamentos que sirvam como alternativa para os utilizados atualmente que emitam grande quantidade de carbono; ii) uso de tecnologias ou processos que capturam ou transformam carbono da atmosfera, sem a geração de novos poluentes; iii) soluções de baixo carbono que possam ser acessíveis a população de baixa renda; entre outros.
Será realizado um showcase mostrando as soluções de todas as empresas vencedoras deste edital durante a COP26 para interessados, a partir da Connected Places Catapult, que estará presente presencialmente. A Conferência Mundial de Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Glasgow, no Reino Unido, poderá ter pitchs de algumas empresas (de forma virtual e em inglês, caso ocorra), a definir posteriormente, dentro da programação do evento oficial, em data a ser informada previamente dentro do período da COP26 – de 1º a 12 de novembro.
O programa terá duração de 3 meses, incluindo o DemoDay. As atividades ocorrerão entre os dias 18/10/2021 e 31/01/2022, com recesso entre os dias 20/12/2021 e 10/01/2022. O DemoDay está previsto entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022 com data a ser confirmada pela organização do programa com devida antecedência.
O programa irá proporcionar entre 12 (doze) e 15 (quinze) horas de atividades* ao vivo mensais, em formato de Bootcamps (imersões durante uma semana, de até 3 horas por dia em 3 ou 4 dias), seguidos de momentos de conexões e mentorias a serem realizadas de acordo com a agenda dos participantes e de nossa rede de mentores. Este tempo pode se exceder se considerada a execução dos planos de ação propostos nas mentorias e oficinas e/ou visualização dos conteúdos gravados e outros materiais de apoio.
Os principais temas abordados serão:
- Estratégias e modelo de negócios para soluções climáticas;
- Participação em agendas governamentais e não governamentais em prol do clima;
- Modelos e mecanismos de colaboração e parcerias multissetoriais, com ênfase no setor público (compras públicas, financiamento, etc);
- Estratégias de captação de investimentos e financiamentos
Os participantes receberão apoio por meio de mentorias da equipe IdeiaGov, de servidores públicos e das redes de mentores do Impact Hub e da Catapult, participarão de conteúdos, oficinas e mentorias coletivas com especialistas nos temas relacionados aos objetivos do programa, além de momentos de conexão e troca com atores do ecossistema. Os participantes também terão direito à residência em nosso espaço de coworking em São Paulo até julho de 2022 (verificar disponibilidade em decorrência da pandemia).
Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição integralmente até o dia 9 de setembro de 2021, às 18h00 (horário de Brasília), através do link bit.ly/inscriçãoideiagov2
Prazo para inscrição sujeito a prorrogação.
Não. Avaliaremos apenas a primeira inscrição enviada pela empresa, sem possibilidade de alteração. Caso queira rascunhar suas respostas, disponibilizamos as perguntas em word para averiguação prévia dos empreendedores no link http://bit.ly/rascunhodoformulario
Será possível alteração de representante até o início das atividades desde que cumpra os requisitos declarados em edital, ou seja, pelo menos um dos representantes sendo sócio da empresa e com dedicação integral ao negócio.
Todos os negócios participantes ativos do início ao fim do programa estarão aptos para o Demoday.
Não. Nesta edição todas as empresas participantes terão as mesmas oportunidades e não será efetivada premiação em dinheiro pelo programa.
Não necessariamente. A organização do programa não se compromete com a implementação ou aquisição da solução por nenhuma instituição pública, e se ocorrido, será de inteira responsabilidade da empresa com o órgão demandante. Também não há repasse de recursos financeiros envolvidos de nenhum tipo.
Entre em contato pelo e-mail editais@ideiagov.sp.gov.br