Perguntas Frequentes

Veja se a sua dúvida pode ser esclarecida aqui. Se não for o suficiente, entre em contato conosco através do contato@ideiagov.sp.gov.br

Tenho uma solução que pode ser do interesse do governo. Como faço para apresentar para vocês?

O IdeiaGov não possui um canal de oferta de soluções para o governo. Lançamos esse canal apenas no chamamento por soluções tecnológicas direcionadas à luta contra a Covid-19, porém o edital já foi encerrado. Atuamos em torno de CAUSAS pré-mapeadas junto às Secretarias do Governo do Estado de São Paulo. Os editais são construídos para resolver problemas específicos dentro de uma temática demandante. Orientamos que acompanhe os próximos editais que serão lançados, pois a solução tecnológica que você oferece pode vir a se encaixar em uma das próximas demandas do governo.

Posso participar do IdeiaGov mesmo sem submeter uma solução tecnológica através dos editais?

Sim, estamos trabalhando na criação da comunidade IdeiaGov que terá ambientes de relacionamento físico e virtual, com o intuito de fazer com que empreendedores se conectem e isso gere novas oportunidades.

Tenho interesse em conhecer o espaço, como faço?

Por conta da pandemia do novo coronavírus, nosso espaço de convivência em São Paulo encontra-se fechado. Você pode conhecer nosso espaço virtualmente https://ideiagov.sp.gov.br/espacodeconvivencia e preencher o formulário de interesse. Assim que abrirmos para visitas e aluguel de espaços em nosso coworking, nossa equipe comercial entrará em contato.

Onde fica localizado o espaço do IdeiaGov?

A sede do IdeiaGov fica localizada dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
Endereço: Avenida Escola Politécnica, 82, Jaguaré – CEP 05350-000 – São Paulo – SP

O que é o TRL?

É um instrumento que mede a Maturidade Tecnológica da solução (traduzido do inglês Technology Readiness Level – TRL). No IdeiaGov, há uma pergunta no questionário da inscrição sobre a maturidade tecnológica da solução, para avaliarmos o tempo de implementação junto ao Governo.

Os editais propostos são para um programa de aceleração?

Não necessariamente. para as empresas que passarem para a fase de validação da solução junto ao Governo, será oferecido um Programa de Aceleração para preparar a empresa na aproximação com o governo, através de mentorias, capacitações e eventos.

Posso participar não sendo de São Paulo?

Sim, faremos uso de recursos tecnológicos (vídeo conferência) para mentorias e orientações porém na fase de testes/ piloto da solução a participação deve ser presencial.

Quanto custa para participar do IdeiaGov?

A inscrição no processo é gratuita e, portanto, não é cobrado nenhum valor para participar.

Qual a duração do programa?

Depende do desenvolvimento da solução e implementação junto ao Governo, mas o IdeiaGov irá acompanhar todo o processo de validação e implementação até o final.

Não sou brasileiro, posso me inscrever nos editais mesmo assim?

Pode. No entanto, pelo menos 1(um) de seus sócios deve ser um falante de língua portuguesa.

Tenho que entregar a propriedade intelectual do meu projeto?

Não. A propriedade intelectual do seu projeto continua sendo sua e utilizada de acordo com os termos a serem discutidos quando do piloto e da contratação ou parceria.

Preciso de ajuda ou orientação para me inscrever nos editais, quais os canais de comunicação existentes?

Mande email para contato_ideiagov@sp.gov.br e responderemos com a maior brevidade possível.

Não tenho uma empresa/ startup ainda, posso participar do IdeiaGov?

Dependerá de cada edital. No momento, somente o Edital de Ofertas Tecnológicas está aberto para a inscrição de pessoas físicas.

Me inscrevi no edital, e agora?

Nos editais, está prevista a data de resposta e todos serão avisados por email da resposta final (aprovado ou não). Em caso de dúvidas, ou maiores detalhes de seu parecer, por favor envie email para contato_ideiagov@sp.gov.br.

Posso inscrever uma ideia ou precisa ser um projeto já consolidado? (Preciso, necessariamente, estar com um projeto em mente para iniciar minhas inscrições?)

Nada impede. Porém cada edital terá diferentes tipos de critérios de seleção e de desempate, podendo ser o grau de prontidão um deles. Sugerimos sempre ler atentamente cada um desses editais para compreender quais as exigências e requisitos para cada um dos projetos.

Quais os critérios de seleção dos participantes?

Cada Edital possui critérios específicos que são avaliados por uma junta de profissionais do Governo, e órgãos apoiadores como IPT, BID e outros. O IdeiaGov busca soluções tecnológicas e inovadoras para solucionar os desafios propostos. É importante mencionar que soluções mais prontas serão melhor avaliadas para a entrada no programa.

Como faço para me inscrever?

No site do IdeiaGov, há o link de inscrição para cada um dos Editais e o Regulamento com as regras e critérios de seleção. É necessário responder a um questionário contendo informações da solução e da empresa.

Quantas empresas farão parte do Programa?

Não há um número mínimo ou máximo de empresas participantes.

Se eu me inscrever em um edital, estarei inscrito automaticamente em outros?

Não. Porém, caso você se inscreva em um edital e o nosso Comitê de Seleção entenda que a proposta tem maior aderência em outro edital com inscrições abertas, informaremos por e-mail e sugerimos que seja feita uma nova inscrição no Edital de maior aderência.

Há investimento nas empresas participantes?

Não, mas aproximaremos as empresas participantes de linhas de financiamento assim como com investidores do mercado.

82
Execução:
Parceiros estratégicos:
Realização: