Hospital das Clínicas realiza projeto para melhorar a experiência dos usuários no atendimento com a empresa be3

Em novembro de 2020, o IdeiaGov lançou o edital de chamada pública “Jornada Digital do Paciente”, que continha quatro desafios no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), com o objetivo de facilitar a interação do paciente com a área de Diagnóstico por Imagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), digitalizando o contato entre ambos. Com isso, buscou-se desenvolver uma experiência humanizada e centrada nas necessidades do paciente, aumentando a eficiência de processos e gerando economia dos recursos públicos.

Essa foi parte da estratégia de transformação digital do Hospital das Clínicas, um complexo formado por 8 Institutos especializados, 2 Hospitais Auxiliares, 66 laboratórios de investigação médica (LIM), 2,5 mil leitos e 20 mil profissionais nas mais diversas profissões, do qual, por ano, são realizados mais de um 1 milhão e 400 mil consultas ambulatoriais e mais de 1 milhão de exames de imagem.

Um dos desafios lançados foi: “Como podemos melhorar a experiência do paciente e do colaborador no processo de atendimento para realização de exames de imagem, tornando-o mais digital?”

A empresa Be3 health tech foi selecionada para atender a esse desafio e executar prova de conceito nas instalações do InRad.”

A solução apresentada pela empresa Be3 permitiu ao paciente realizar o web check-in através de celular ou computador, efetuar o check-in presencial no dia do procedimento simplesmente apresentando o QR-Code recebido por mensagem a um totem na recepção e assim ter o seu acesso rapidamente liberado. Tudo de forma automática, sem necessidade de atendimento pela recepção convencional. O sistema ainda permite o monitoramento em tempo real dos status de pacientes e o envio de pesquisas de satisfação.

O sistema foi composto por 4 módulos, sendo eles: a) Web Check-in; b) Terminal Check-in; c) Fast Tracking, e d) NPS (Net Promoter Score).

“A pilotagem foi o principal ponto de evolução para a empresa, foi o momento em que conseguimos feedback dos pacientes, do público-alvo, para melhorar e evoluir o produto, e onde recebemos também sugestões de melhoria da equipe do HCFMUSP e da equipe de atendimento do InRad. Aprendemos muito sobre a grandiosidade do HC, tivemos que nos adaptar, o que foi uma evolução para a empresa. O perfil do paciente do HCFMUSP trouxe muito aprendizado para a empresa durante a execução da PoC. Ao acompanharmos o uso dos totens de autoatendimento, aprendemos muito em como melhorar a interface da solução e torná-la mais user-friendly, o que fez com que a ferramenta ficasse ainda melhor, facilitando o uso para o público do hospital. Neste sentido, as expectativas foram superadas. Não imaginava, apesar de entender as regras e propósito do projeto, que o projeto seria tão bem conduzido e que teriam tantas oportunidades e aprendizados para começar a levar a inovação para o setor público. Hoje, a be3 entende que o setor público é parte da missão e estratégia da empresa, e a forma como o projeto foi conduzido excedeu as expectativas.”

Marcelo Dias

A prova de conceito/projeto-piloto referente à chamada pública CCT/SDE nº 04/2020 ocorreu do mês de setembro/2021 a dezembro/2021, com testes da solução em ambiente real do dia 18/11/2021 a 06/12/2021. O resultado da competição referente a esta chamada pública foi publicado no DOE do dia 23/12/2020 e a PoC foi finalizada no dia 08/12/2021.

Para Kleber Garcia, Gerente de Operação do InRad, “a empresa vem nos auxiliando na busca incessante por soluções que reduzam custos, automatize processos e aumentem a satisfação e segurança do paciente. Possui uma equipe dedicada e altamente capacitada e que vem contribuindo para a melhoria de nossos serviços.”

A solução da empresa Be3 Health Tech teve resultado de avaliação satisfatório durante a etapa de prova de conceito no âmbito do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov, de acordo com os critérios de avaliação definidos no relatório final de atividades, e após fase de testes, a equipe do Hospital das Clínicas recomendou o seguimento da startup para prosseguimento da próxima fase do projeto via IdeiaGov, a celebração de acordo de PD&I para o qual irão estabelecer novo plano de trabalho em conjunto.