INOVAÇÃO É SINÔNIMO DE MELHORES SERVIÇOS PÚBLICOS

INOVAÇÃO É SINÔNIMO DE MELHORES SERVIÇOS PÚBLICOS

Inovação, de uma forma geral, é fazer algo que já existe de um jeito diferente. Seja através de um novo produto ou aprimorando um processo ou serviço já existente.

A inovação em governo segue o mesmo princípio. O papel do governo é garantir os direitos do cidadão, reduzir a desigualdade e prestar serviços essenciais de qualidade à população. Para cumprir com o seu papel, o governo precisa se atualizar e oferecer as políticas que já desenvolve de forma mais eficaz. Incorporar maneiras mais efetivas de cumprir com o seu papel, é inovação em governo.

Existem diversas maneiras do governo fazer isso, ele pode agir promovendo inovação nas empresas, no cenário econômico e social, ele pode fazer inovação interna. transformando forma como presta seus serviços e se organiza internamente.

O IdeiaGov, é um bom exemplo disso. Ao apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas a partir das demandas dos serviços públicos, o governo fomenta a inovação do setor produtivo (empresas, organizações do terceiro setor e pesquisadores) e acaba gerando inovação do ponto de vista do desenvolvimento econômico e social e também inovação interna.

Para que isso aconteça, é fundamental o envolver pessoas nesse processo. Inovação não se faz sozinho, é preciso ouvir as pessoas. Para os gestores públicos, em especial, é preciso conhecer o ecossistema de inovação e mobilizar os diferentes atores para participar desse processo. Dessa forma o governo atua em rede, de maneira democrática e envolve toda a sociedade nessa transformação.

O GOVERNO E OS EMPREENDEDORES: UMA ALIANÇA ESSENCIAL

O Governo não inova sozinho, e as empresas enxergam o governo como um grande aliado para o escalonamento de suas soluções. Uma aliança entre os dois setores provoca benefícios mútuos. Startups têm capacidade tecnológica e transformam a forma como nos relacionamos com produtos e serviços muito rapidamente, já o governo consegue apoiar um número maior de pequenos negócios, gerando mais empregos qualificados para promover entregas que resolvam um problema específico.

__________________________________________________________________________

Trecho da entrevista concedida por João Arthur Reis | Diretor na Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDE, mentor do programa de aceleração do BrazilLAB, e um dos idealizadores do IdeiaGov.

Compartilhe:

Outros posts:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
1495
Execução:
Realização: