Plataforma de IA ajuda a diagnosticar pacientes com COVID-19 mais rapidamente

A Fundação Novartis, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ajudou a desenvolver um ecossistema nacional de inovação, ciência de dados e inteligência artificial em saúde.

Quando a pandemia começou a impactar o Brasil, três empresas de tecnologia locais responderam a um desafio público emitido pelo IdeiaGov para desenvolver ferramentas de inteligência artificial para ajudar a diagnosticar a Covid-19 com base em imagens pulmonares de pacientes.

Neste desafio, a Novartis apoiou o núcleo de inteligência artificial no Hospital Universitário de São Paulo, o maior hospital do Brasil. O Instituto de Radiologia do hospital (InRad) e o departamento de inovação (InovaHC) lideraram a iniciativa, que envolveu um conjunto de parceiros de vários setores.

As três empresas selecionadas, desenvolveram uma plataforma para ajudar os médicos a diagnosticar e tratar a Covid-19. A plataforma analisou mais de 10.000 imagens de pulmões de pacientes nos primeiros quatro meses de operação – entre maio a agosto de 2020 – identificando 70% como positivo para a Covid-19. Ela é alimentada por um vasto banco de dados de radiografias de tórax e tomografias computadorizadas de mais de 50 hospitais no Brasil. O processo rápido e simples identifica padrões comuns criados pela doença nas imagens médicas. Mostra o grau de lesão pulmonar, o que ajuda os médicos a priorizar quem precisa do tratamento mais urgente e decidir sobre as melhores opções de tratamento. O processo de desenvolvimento da plataforma de detecção da Covid-19 abrange áreas multifuncionais de experiência e parceiros e pode ser usada como um projeto para expandir o núcleo de inteligência artificial para incluir plataformas para outras doenças.

*Texto originalmente publicado em www.novartisfoundation.org