Promover a conexão entre diferentes negócios de impacto social contribui para o desenvolvimento de soluções inovadoras e gera impacto positivo na sociedade

O conceito de Inovação Social, resumido pela revista Stanford Social Innovation Review como “uma nova solução para problemas sociais; uma solução mais eficiente, sustentável e/ou justa do que as tradicionais, e cujo o valor gerado beneficia a sociedade como um todo e não apenas alguns indivíduos, ou seja, uma solução que gera impacto na sociedade” orienta o Programa de Aceleração do IdeiaGov, dedicado a negócios de impacto social e ambiental em estágio inicial.

A iniciativa tem como propósito dar suporte à ampliação sustentável do alcance e do impacto de soluções em desenvolvimento, valendo-se para tanto de colaborações e parcerias de múltiplos setores, com especial ênfase no setor público. Biblioteca Acessível, Carambola, Cidades.Co, Diosa, EducaCross, FlexiMedical, Impare Educação, Lemobs, NearBee, Pontue, SDW, So+Ma Vantagens, Sysvale, Trashin e Varre Vila foram as 15 empresas participantes da 1ª edição do Programa. Entre os critérios para a participação, foi exigido dos negócios que apresentassem soluções inovadoras com potencial de escalabilidade, que atendessem à relevância e urgência do contexto de pandemia do Covid-19 e que oferecessem benefícios à base da pirâmide social.

Ao longo do programa, as empresas participaram de 82 horas de mentorias personalizadas, planejadas de acordo com o grau de maturidade e desafios enfrentados pelos empreendedores. Durante as atividades, agentes de aceleração realizaram acompanhamento semanal com os participantes, buscando debater aspectos relacionados ao desenvolvimento da gestão e relacionamento com o poder público. Também foram disponibilizados conteúdos de capacitação elaborados para responder às dúvidas comuns entre as empresas, em um formato peer-to-peer, e uma programação de 15 eventos e 70 horas de webinars e oficinas.

Como resultado destes esforços, o programa foi avaliado positivamente pelos participantes e pelos mentores. Entre os empreendedores, 94% recomendariam o programa para outras empresas, e 76% afirmaram ter percebido evolução significativa em aspectos como Atendimento ao Governo, Impacto e Investimentos. Os números foram apresentados no 1º DemoDay do IdeiaGov, evento que marcou o encerramento da primeira edição do programa, em setembro de 2021. O IdeiaGov contou com o apoio de organizações como ICE, Yunus Negócios Sociais, Catálise, Reos Partners e Move Social para a realização desta edição.

“Particularmente, celebro a evolução ao longo do programa. A evolução do negócio, mas principalmente a evolução pessoal. Muito obrigado por acreditarem nos negócios, acreditarem nas parcerias multissetoriais, acreditarem nas pessoas e se engajarem tanto para dar certo. Parabéns pelo trabalho e por serem pessoas tão fantásticas!”
– Sergio Finger, Trashin

Na ocasião, os negócios acelerados participaram de pitches divididos entre os seguintes temas: saúde, água e saneamento, gestão de resíduos/reciclagem, espaços públicos, empregabilidade, alimentação escolar e educação. O evento oportunizou novas conexões para a comunidade empreendedora e ofereceu uma vitrine para que os negócios apresentassem suas soluções. A plataforma utilizada para a transmissão permitiu que os interessados aprofundassem as conversas ali mesmo.

“A SDW é muito grata pela oportunidade de aprendizado e trocas que houve nesse período. A participação ajudou no direcionamento da construção do B2G e incentivou na busca por parceiros durante esse período de aceleração. Muito obrigada mesmo”
– Monique, SDW

Ficou interessado em conhecer as soluções desenvolvidas ao longo do Programa? Assista aos pitches apresentados:

Apoio: