Startup desenvolve solução de inteligência artificial para rastreamento epidemiológico de suspeitos de COVID-19 no Estado de SP

Ao longo do seu primeiro ano, o Programa IdeiaGov esteve dedicado às demandas de saúde, principalmente àquelas que, de alguma forma, contribuíssem para mitigar problemas relacionados à pandemia de Covid-19. Foram diversos os desafios mapeados em conjunto com a equipe do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo.

Dessa forma, no início de julho de 2020, foi lançado o desafio “Ofertas Tecnológicas para o enfrentamento da Covid-19” como parte do projeto “IdeiaGov contra a Covid-19”. O objetivo era selecionar e testar soluções tecnológicas e inovadoras relacionadas ao combate à doença causada pelo novo coronavírus.

Uma Comissão de Análise da Chamada Pública (CCTI/SDE 03/2020) verificou a pertinência, a adequação e o mérito das propostas submetidas, de acordo com critérios como os diferenciais da solução em relação a outras tecnologias existentes no mercado, grau de maturidade da solução entre outras características obrigatórias e desejáveis descritas no edital.

Ao final deste processo, uma das empresas selecionadas para participar do programa foi a NeuralMed, desenvolvedora de uma solução baseada em Inteligência Artificial para análise de imagem e texto com diversas aplicações.

A solução da empresa NeuralMed tem como uma das suas aplicações o rastreamento epidemiológico de suspeitos de Covid-19 no Estado de São Paulo, através da análise de laudos médicos, que são processados pela tecnologia de NLP – Processamento de Linguagem Natural.

O processo começa quando os pacientes com sinais e sintomas da Covid-19 procuram as unidades de saúde. Lá, eles realizam, entre outros, exames de imagem  que avaliam a extensão da doença e que resultam em laudos textuais.

A solução da NeuralMed é capaz de monitorar,  em tempo real, a ocorrência de casos suspeitos, através do processamento automático destes laudos dos exames de imagem para sua identificação automática.

Por meio  de uma modelagem específica para a identificação dos achados mais comuns referentes a Covid-19, o algoritmo consegue determinar a ocorrência de achados compatíveis com esta doença e  identificar a gravidade do acometimento para cada laudo analisado. Mais do que isso, a solução pode armazenar, em um banco de dados, todas estas informações, elaborando um panorama da ocorrência destes achados ao longo do tempo. Com essas informações históricas é possível estimar, também de forma automática, quando ocorrem mais casos do que o esperado, possibilitando emitir futuros  alertas epidemiológicos e predizer um aumento de demanda pela utilização de serviços hospitalares.

A solução foi testada em prova de conceito junto ao HCFMUSP entre janeiro e abril de 2021. Em setembro de 2021, o órgão apresentou um relatório completo de avaliação das novas soluções, produzido com o apoio da equipe médica que acompanhou os testes da solução. E então, um acordo de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) está sendo assinado entre a startup e o HCFMUSP para continuar o desenvolvimento da solução. O contrato terá vigência de doze meses a contar da assinatura do acordo entre as partes, que foi publicado no Extrato do Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 9 de novembro de 2021.

“A participação no programa ajudou a dar tração para o desenvolvimento da ferramenta de NLP – Processamento de Linguagem Natural da NeuralMed. O IdeiaGov estava no lugar certo, na hora certa e conseguimos aproveitar todo o conhecimento que vínhamos construindo nos últimos anos para a utilização na PoC. O desafio do IdeiaGov de Ofertas Tecnológicas para o enfrentamento da Covid-19 colocou a IA no jogo”, destaca Anthony Eigier, CEO NeuralMed.

Já para Bruno Kunzler, responsável pelo laboratório de inteligência artificial do InovaHC (In.Lab), “O HCFMUSP se aproximou do Programa IdeiaGov em 2020 e juntos fizeram a pilotagem de soluções acontecer dentro do hospital durante a pandemia. Foi um projeto ousado onde conseguimos trazer inovação e novas tecnologias. O programa trouxe segurança para o HC conseguir executar os projetos de inovação aberta, algo muito valioso para o Estado de São Paulo”.

Leia sobre outras soluções que estão em fase de implementação junto aos órgãos públicos.