Startup Mindify executa projeto de inovação aberta com o Hospital das Clínicas para apoiar equipes médicas na solicitação de exames com uso de inteligência artificial

Startup Mindify executa projeto de inovação aberta com o Hospital das Clínicas para apoiar equipes médicas na solicitação de exames com uso de inteligência artificial

Com a estratégia de transformação digital do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), especialmente no contexto da pandemia de Covid-19, foi lançada, em novembro de 2020, a Chamada Pública CCTI/SDE nº 5/2020, na qual um dos desafio apresentados foi: “Como podemos apoiar os médicos a solicitar o melhor exame de imagem baseados em dados do paciente?”, com o objetivo de disponibilizar solução que auxiliasse os médicos a solicitar exames de imagem baseado em dados do paciente, aumentando a eficiência de processos e gerando economia dos recursos públicos.

A sobrecarga dos sistemas de saúdes locais e a necessidade de dar vazão aos exames e atendimentos que acabaram ficando represados da área de Diagnóstico por Imagem do HCFMUSP levaram à oportunidade de execução do projeto piloto na área da clínica de Urologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), com o intuito de apoiar as equipes médicas que solicitam o pedido de exames dentro das clínicas médicas do Instituto.

A empresa Mindify foi uma das empresas selecionadas para execução do projeto no Instituto de Radiologia do HCFMUSP, com uma solução de automação de solicitação de exames que consistia em minimizar a precariedade dos dados clínicos estruturados oferecendo formulários otimizados para a coleta de dados clínicos estruturados e para apoio à tomada de decisão com auxílio de Inteligência Artificial. 

A solução Mindify realiza a integração com os Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP) dos hospitais e clínicas para os complementar com formulários fáceis, autoexplicativos e capazes de apoiar a tomada de decisão. Deste modo, profissionais de saúde generalistas ganham tempo e acesso simplificado a competências antes restritas aos melhores especialistas, enquanto gestores conseguem coordenar o cuidado em larga escala e obter melhorias nas margens financeiras dos seus serviços de Saúde.

O projeto executado possibilitou avaliar como uma solução tecnológica poderia apoiar as equipes médicas a analisar dados dos pacientes para solicitar os exames de imagem que mais se adequassem às necessidades do mesmo. Com uma solução assim, é possível simplificar e padronizar o processo de prescrição de exames, impactando em termos de coordenação no cuidado, isto é, a corretude das sugestões de indicações ou contra indicações de exames.

“Fui surpreendido positivamente pelo programa, que ofereceu um conteúdo excelente para as empresas e pode receber a chancela do programa, com a aproximação da Mindify ao HCFMUSP, gerando uma parceria, resultados positivos e novos projetos e contratos que aconteceram por conta dessa aproximação”. 

André Ramos, CEO da Mindify

Para Kleber Garcia, Gerente de Operação do InRad, “A Mindify é a empresa que nos auxiliou a pensar fora da caixa quanto à adoção de protocolos assistenciais, criando formulários simples de usar, autoexplicativos e capazes de apoiar a decisão dos médicos solicitantes. O apoio da equipe da empresa foi fundamental para a execução da prova de conceito.”

A prova de conceito avaliou a solução de sistema de informação de solicitação de exames baseado em dados proposta pela empresa Mindify, confrontando suas funcionalidades com os requisitos especificados em edital. Deste modo, a solução foi considerada bem sucedida na fase de prova de conceito por atender aos critérios de avaliação e requisitos técnicos de forma satisfatória, conforme previsto no edital.

Compartilhe:

Outros posts:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
11515
Apoio:
Execução:
Realização: