VAMOS AGIR A FAVOR DO PLANETA?

VAMOS AGIR A FAVOR DO PLANETA?

Durante anos, enquanto a maioria de nós não nos preocupávamos com a preservação do meio ambiente, já existiam pessoas de olho nas mudanças do clima e seus efeitos no planeta Terra. O aquecimento global é uma ameaça ambiental, econômica e social que exige ações urgentes. Um estudo realizado em 2020, pelo Banco Mundial, a partir dos indicadores de desenvolvimento mundial, mostrou que 51 bilhões de toneladas é a quantidade média de gases de efeito estufa que o mundo emite anualmente.  

A crise climática é pauta prioritária e constante entre os grandes líderes de Governo mundial. Em dezembro de 2015, motivados pelas perspectivas trágicas exibidas por especialistas climáticos, 195 países e a União Europeia se comprometeram, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), a agir a favor do planeta e deter o aumento da temperatura média da superfície terrestre, dando início ao tratado internacional denominado Acordo de Paris.

Iniciativas de Carbono Zero foram criadas para zerar a emissão de gases e impedir que o planeta continue aquecendo de forma irreversível. Para esse projeto dar certo, é preciso desenvolver políticas governamentais, usar tecnologias disponíveis e criar novas soluções. Hoje, por exemplo, já existem alguns tipos de energia limpa sendo produzidas, como a energia solar e eólica, mas ainda é preciso desenvolver tecnologias para aumentar a produção, armazenar e transportar toda a energia necessária nas diferentes regiões do planeta.

Ao mesmo tempo, no âmbito individual, precisamos entender que preservar o meio ambiente vai além de não jogar lixo na rua ou economizar água. Você sabia que os seus hábitos podem ajudar a salvar, ou destruir, o planeta? Que grande parte do que consumimos tem origem de combustíveis fósseis? Desde o combustível dos transportes até o plástico de nossas escovas de dente vem dessa matriz.

A mudança de nossos hábitos diários é peça fundamental para revertermos essa questão. Isso não significa retroceder e viver sem o uso da energia que a vida moderna nos trouxe. Ações simples como realizar a reciclagem correta do lixo que você produz, encontrar alternativas sustentáveis de locomoção e consumir produtos de forma consciente, certamente irão ajudar a salvar o Planeta.

Por Kika Gianesi

Compartilhe:

Outros posts:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
7740
Apoio:
Execução:
Realização: